Carreira Dev

9 nov, 2012

Estudo aponta as 10 principais habilidades de TI para 2013

Publicidade

Uma empresa realizada pela Computerworld com 334 executivos de TI nos EUA revelou que o número de empresas que planeja contratar profissionais de tecnologia continua crescendo. 33% deles afirmaram que planejam aumentar seus quadros nos próximos 12 meses.

John Reed, gerente-executivo sênior da empresa de recursos humanos Robert Half Technology, disse que “quando você olha para qualquer tendência de pesquisa ou de mercado, TI é sempre um dos dois primeiros ou três tópicos mencionados como ponto brilhante no mercado de trabalho, e é muito simples o porquê”. Segundo ele, é porque ela define os rumos da empresa, já que melhora a produtividade e acelera a realização de melhores decisões de negócios.

Diante disso, os líderes não estão contratando tecnólogos indiscriminadamente. Eles buscam habilidades específicas para oferecer o que a empresa precisa para competir hoje.

Abaixo, as top 10 habilidades do setor para 2013.

1. Programação e desenvolvimento de aplicativos

60% dos entrevistados afirmaram que isso está no seu planejamento nos próximos 12 meses e que vão contratar profissionais com essa habilidade. De acordo com Reed, as empresas adiaram projetos durante a recessão, mas agora estão à procura de pessoal para manter-se saudável e competitiva. “Tecnologia e software são ótimas maneiras para as empresas melhorarem a produtividade, reduzir custos e aprimorar presença na web”, diz, acrescentando que as empresas terão funcionários para criar tecnologias com o objetivo de aprimorar processos.

2.  Gerenciamento de projetos

Do total de participantes, 40% planejam contratar, no próximos ano, profissionais com essas habilidades. A necessidade contínua de gestão de projetos alinha-se com a necessidade permanente de programadores: ambas são respostas à demanda por novos negócios de aplicativos de que precisam as empresas para competir. “Mais projetos significam mais gerentes de projetos”, diz Reed, observando que as empresas querem credenciais de experiência, tal como a designação Project Management Professional.

3. Help Desk/Suporte Técnico

Contratar profissional com essas habilidades é o plano de 35% dos executivos para os próximos 12 meses. Jack Wolf, vice-presidente e CIO do Montefiore Medical Center, em Nova York, diz que tem uma lista de iniciativas para desenvolver, incluindo implementações de sistemas de radiologia, e novas aplicações e registros de saúde eletrônicos. Para garantir o sucesso, ele está buscando pessoas para construírem e implementar os sistemas, e também profissionais de suporte técnico para ajudar os funcionários a usá-los.

4. Segurança

Está nos planos de 27% dos executivos contratar profissionais de segurança da informação nos próximos 12 meses. A segurança tem sido uma preocupação dos líderes de TI, e a demanda por profissionais especializados na área está crescendo, em especial porque garantir segurança nos ambientes atuais está cada vez mais complexo.

5. Business Intelligence/Analytics

Profissionais com essas habilidades estão nos planos de contratação de 26% dos executivos no próximo ano. Big Data é uma das principais prioridades para muitas empresas, mas precisa de pessoas certas para analisar toda a informação. Os melhores candidatos têm conhecimento técnico e do negócio e em estatística e matemática, e algumas empresas estão contratando estatísticos e ensinando a eles sobre tecnologia e negócios.

6. Nuvem/SaaS

25% dos entrevistados pretendem contratar profissionais com essas habilidades nos próximos 12 meses. A empresa também vai precisar de especialistas em computação em nuvem, além de seus dois centros de dados existentes.

7. Virtualização

No estudo, 24%  dos executivos planejam contratar para essa modalidade nos próximos 12 meses. Jon A. Biskner, vice-presidente assistente de TI da Nicolet National Bank, ressalta que deseja criar uma posição de Administrador de Virtualização. “É difícil encontrar alguém que é totalmente qualificado em virtualização”, disse. “Eles têm de entender os clusters de armazenamento e servidor por trás do virtual. Porque antes a conexão era física, agora é mais lógica.”

8. Networking

Está nos planos de 19% dos executivos contratar profissionais com essa habilidade nos próximos 12 meses. Experiência de rede permanece perene no top 10 de habilidades mais procuradas, apesar de a demanda ter caído de 38% no levantamento de 2010 para 19% na pesquisa de 2013. Mesmo assim, os líderes de TI afirmam que ainda precisam de profissionais de rede com experiência sólida.

9. Aplicações móveis e gerenciamento de dispositivos

19% dos executivos planejam contratar para essas habilidades nos próximos 12 meses.  À medida que consumidores e empresas expandem o uso de smartphones e tablets, os empregadores procuram profissionais que podem lidar com as demandas relacionadas à proliferação de tais dispositivos.

10. Data Center

Dos executivos entrevistados, 16% planejam contratar para este segmento nos próximos 12 meses. Competências essenciais técnicas permanecem em alta demanda, e muitos executivos avaliam essa habilidade como muito importante.

Com informações de developerWorks