Android

29 ago, 2016

Estudo alega que Android se mostrou mais estável que iOS pela primeira vez

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Os dispositivos móveis da Apple, que representaram mais de 70% da receita da empresa em 2015, têm consistentemente ficado à frente de outras marcas em termos de confiabilidade. Isso é respaldado por um conjunto de estudos anuais bem documentados, nos quais a Apple sempre manteve o primeiro lugar na métrica confiabilidade – pelo menos até agora.

Um recente estudo feito pelo Blancco Technology Group, intitulado “State of Mobile Device Performance and Health”, referente a segundo trimestre de 2016, revelou que os dispositivos iOS têm quase duas vezes mais probabilidade de falhar quando comparados com as marcas que funcionam com o Android.

Dispositivos com iOS registraram uma taxa de insucesso de 58%, o que representa mais do que o dobro em relação aos 25% do primeiro trimestre deste ano. Por outro lado, em aparelhos com Android, esse índice foi de 35%, o que representa uma melhoria de 44% em relação ao primeiro trimestre de 2016.

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29% da taxa de insucesso do iOS vieram do iPhone 6, seguido por iPhone 6s, com 23%, iPhone 6s Plus, com 14%, iPhone 6 Plus, com 13%, e iPhone 5s, com 8%. De acordo com o relatório, um possível culpado para o desempenho atual do iPhone 6 poderia ser algumas das atualizações de software recentes da Apple, ou seja, iOS 9.3.1 e iOS 9.3.2, que foram lançadas em abril e maio, respectivamente. Após esses updates, muitos usuários de iPhone e iPas começaram a ter grandes problemas em seus dispositivos.

As estatísticas de taxas de falha em dispositivos com Android mostram que a Samsung foi a responsável por 26%, enquanto Lenovo e LeTV registraram 17% cada um. Motorola e Asus registraram 11% e 7%, respectivamente. A pesquisa notou, entretanto, que ter a Samsung no topo da lista não é uma surpresa, já que ela foi responsável por 37% das vendas de smartphones durante o período de três meses terminado em maio de 2016. Xiaomi, que foi responsável por 11% de todas as falhas em dispositivos móveis no primeiro trimestre, saiu do top 5.

O relatório apontou que os aplicativos foram os maiores vilões para o iOS, sendo responsáveis por 65% das falhas, seguidos por conectividade Wi-Fi (11%), estabilidade do headset (4%), pelos dados móveis (4%) e recepção de sinal (2%). No Android, a principal causadora de falhas foi a câmera (10%), seguida por bateria (5%), touchscreen (7%) e alto-falante e microfone (5% cada).

Por fim, o estudo revelou que os apps com maior índice de falhas foram Snapchat, apresentando 17% dos erros no iOS, e Google Play Services, com 21% de falhas no Android. No iOS, o ranking dos aplicativos mais problemáticos foram Instagram (14%), Facebook (9%), Facebook Messenger (5%) e Google (3%), enquanto no Android os apps mais defeituosos foram Google Contacts Sync (5%), Address Book (5%), Photos (5%) e TouchWiz Home (5%).

Com informações de Tech Times