Marketing Digital

1 abr, 2014

Estudo afirma que YouTube e G+ são as redes sociais com mais engajamento

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De acordo com dados da plataforma de compartilhamento Shareholic, o YouTube e o Google+ são os que tem os visitantes mais ativos. A empresa realizou uma análise de engajamento nas redes sociais, com dados referentes ao período de setembro do ano passado a fevereiro deste ano, desconsiderando total de usuários.

Os resultados englobam oito redes sociais, e as atividades monitoradas aconteceram em 200 mil páginas pela web e envolveram mais de 250 milhões de usuários únicos mensais. No período analisado, os visitantes do YouTube gastaram uma média de 227,82 segundos por acesso ao site, e abriram mais ou menos 2,99 páginas por visita – os dois maiores números da pesquisa. A taxa de bounce foi de apenas 43,19%, o que significa que mais da metade das pessoas abriu outras páginas dentro da rede de vídeos antes de fechar a aba.

De acordo com a Shareholic, “o próprio vídeo atrai engajamento, e os espectadores têm costume de manter um nível parecido nesse quesito com conteúdos relacionados”. A companhia afirmou que os usuários ainda são “especialmente receptivos” a links nas descrições dos vídeos, que “complementam o conteúdo audiovisual que acabaram de consumir”. Outra razão para essa média alta de tempo gasto é a própria duração dos vídeos: “os usuários estão simplesmente acostumados a gastar minutos – ou talvez horas – se educando ou se entretendo com os clipes”.

No caso do Google+, a média de tempo gasto por acesso ao site foi de 188,54 segundos, período no qual 2,45 páginas eram abertas. Enquanto isso, a taxa de bounce chegou a 50,63%, a segunda mais baixa na pesquisa da Shareholic. Completando o top 3 está o LinkedIn, com 133,10 segundos, 2,23 páginas e 51,28% de bounce.

Twitter e Facebook ficaram na quarta e quinta posições, com números bem parecidos, apesar da disparidade de usuários. Na rede de microblogs, 123,1 segundos foram gastos por visita, 2,15 páginas foram abertas e a taxa de bounce chegou a 56,35%. A mesma porcentagem é vista no site do Zuckerberg, que faz as pessoas gastarem pouco mais de 2 minutos, em média, e abrirem outras 2,03 páginas.

O Pinterest ficou na sexta colocação no ranking e registrou a segunda pior taxa de tempo gasto no site: apenas 64 segundos. Nesse ponto, ele só ganha do StumbleUpon, oitavo colocado, que mantém os usuários “grudados” por menos de 55 segundos. Em termos de bounce rate, no entanto, ambos batem com algum sobra o Reddit, que alcança 70,16%, o que mostra que são poucos os visitantes que continuam no site após clicar em algum link.

Abaixo, a tabela com todos os resultados.

tabela

Com informações de Info