Desenvolvimento

14 abr, 2016

Equipe de aluno do ICMC vence Hackathon promovido pela Globo

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No último fim de semana, dias 9 e 10 de abril, Bruno Lemos, aluno de Sistemas de Informação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Participou de um Hackathon na casa do Big Brother Brasil. Após 33 horas trabalhando no desenvolvimento de um projeto junto com mais quatro competidores, ele conquistou o primeiro lugar no concurso e como prêmio recebeu uma viagem de três dias para o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

“Ir para o Vale do Silício é um sonho que tenho há muitos anos”, revelou Bruno, que tem apenas 23 anos. Além do aluno do ICMC, fizeram parte da equipe vencedora os competidores Ezequiel FrançaFábien OliveiraGuilherme Gonzalez e Ivan Seidel. Juntos, eles criaram o projeto GINFO, que propõe uma nova experiência de consumir conteúdos relacionados à área de esporte, jornalismo e entretenimento. Aliás, o tema da competição era o futuro da produção e distribuição desse tipo de conteúdo.

equipe

Bruno explicou que os GIFs animados têm sido muito usados na web como divertimento, mas que também podem transmitir conteúdo de qualidade. O projeto desenvolvido pela equipe propõe a utilização de ferramentas da área de inteligência artificial e mineração de dados para gerar automaticamente esses GIFs. “Essa proposta é essencial para a Globo, que publica centenas de novas notícias por dia. Dessa forma, quando a empresa compartilhar um link no Facebook, por exemplo, será criado um GIF com um resumo do conteúdo”, contou o estudante.

Ele argumenta que o projeto propõe uma nova experiência de consumir conteúdos, já que um GIF animado possibilita ao público adquirir mais informações em menos tempo. “O objetivo não é substituir a notícia em texto, mas funcionar como um chamariz para gerar interesse e levar a pessoa ao conteúdo original, caso ela queira se aprofundar”.

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Para criar o projeto, a equipe desenvolveu um algoritmo capaz de ler notícias, analisar o conteúdo e gerar o GIF automaticamente, com o resumo da informação, incluindo somente os trechos mais importantes. “Durante o Hackathon, utilizamos a API do Globo Esporte para obter as informações sobre os jogos. Porém, o projeto pode ser aplicado a qualquer tipo de notícia”, completou o estudante.

No total, 1.984 participantes se inscreveram no Hackathon Globo 2016, mas apenas 50 foram selecionados para participar da competição. O processo seletivo levou em conta aspectos como análise de currículo, projetos já realizados, prêmios recebidos e uma entrevista por telefone. Os 50 selecionados foram separados em 10 equipes de acordo com as ideias e especializações.

Além de estudar no ICMC, Bruno é desenvolvedor na startup Easy Carros. Ele desenvolve softwares desde os 12 anos de idade e já participou de oito hackathons, conquistando o primeiro lugar em quatro deles. Em dezembro, esteve em Miami na Hackathon Code4Inclusion MasterCard.