DevSecOps

9 fev, 2017

Equipe da Apple responsável pelo WebKit propõe novo padrão de gráficos 3D para web

Publicidade

A Apple tem se preocupado bastante com a criação de padrões e linguagens de código mais apropriadas para as necessidades de gadgets do século XXI – o maior exemplo disso é a Swift, enquanto o framework gráfico Metal tem tido vários adeptos entre os desenvolvedores do mundo Apple. Agora, os desenvolvedores de Cupertino por trás do motor de renderização WebKit, do Safari, estão embarcando numa jornada para melhorar os gráficos na web.

A equipe do WebKit propôs no W3C (World Wide Web Consortium) a criação de um grupo de discussões com o intuito de desenvolver uma nova API gráfica para a web, pensada desde o início com foco em um melhor aproveitamento dos recursos dos dispositivos que temos atualmente e no futuro. Segundo o líder do WebKit Dean Jackson, hoje existem APIs que permitem a utilização de todo o potencial das GPUs atuais na web, mas nenhuma delas é compatível com todas as plataformas. O padrão mais usado é o OpenGL, considerado ultrapassado e cheio de limitações.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/apple-vai-comecar-publicar-pesquisas-sobre-ia-para-acelerar-deep-learning/,https://imasters.com.br/noticia/apple-vai-permitir-que-devs-respondam-reviews-de-apps-na-app-store/]

Assim, para Jackson, um novo padrão é necessário para superar o OpenGL e ser aceito indistintamente ao redor de todas as plataformas. O time do WebKit já construiu um protótipo inicial, denominado WebGPU, e espera que, a partir dele, construa-se o grupo de discussão que irá desenvolver esse novo padrão até o momento em que ele esteja pronto para ganhar o mundo.

Confira mais detalhes no site MacMagazine.