Software Livre

26 set, 2016

Endless OS 3.0 é liberado com dual boot para Linux e Windows

Publicidade

Na semana passada, a Endless Computers liberou a versão 3.0 do seu sistema operacional, o Endless OS. Entre as novidades, ela traz a possibilidade de o usuário instalar o software em modo de dual boot com Windows ou Linux e alterações significativas em relação à tecnologia de software que contribuem para minimizar o consumo de dados de Internet do usuário.

Diferentemente da versão anterior, no Endless OS 3.0, não é necessário remover o Windows para poder fazer a instalação, pois os dois sistemas são mantidos no mesmo computador. Na verdade, o usuário pode escolher o sistema operacional na hora de iniciar o PC com a função dual boot. Como a instalação também pode ser revertida, não há necessidade de apagar arquivos ou repartições.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/endless-libera-sistema-operacional-endless-os/?trace=824205206&source=news-search]

Além disso, a versão 3.0 adota o Flatpak, uma tecnologia de distribuição de aplicativos que permite que um mesmo aplicativo seja instalado em diferentes distribuições Linux. Apesar dessa flexibilidade, o Flatpack é muito seguro e permitirá que o Endless OS receba novos apps, independentemente de suas próprias atualizações de software.

Por baixo do capô, o sistema é uma distribuição Linux baseada nos softwares GNOME e Debian, com melhorias em termos de performance, segurança e de gerenciamento de arquivos e programas.

Segundo informações divulgadas pelo site Techtudo, a versão completa inclui um ecossistema com mais de 100 de apps pré-instalados e que podem ser acessados offline. Esses aplicativos entregam diversas informações sobre saúde, educação, negócios e entretenimento, enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipédia, biblioteca com clássicos da literatura infanto-juvenil, jogos e apps que ensinam a programar.