Carreira Dev

16 out, 2015

Empresas que investem em cloud, mobilidade e Big Data crescem 53% mais rápido

Publicidade

A Dell, uma das maiores fornecedoras de soluções de TI, publicou nesta semana a segunda edição do estudo Global Technology Adoption Index 2015 (GTAI 2015), voltado para mapear o impacto no uso da tecnologia nos resultados de médias e grandes empresas de 11 países, incluindo o Brasil. Entre as principais descobertas, o levantamento mostrou que as organizações que investem ativamente em mobilidade, cloud computing e Big Data estão experimentando taxas de crescimento de receita até 53% mais altas do que aquelas que não investem nessas tecnologias.

O estudo, conduzido pela TNS Research a pedido da Dell, também identificou que, apesar de muitos tomadores de decisão de TI identificarem a relação direta entre uso de tecnologia e aumento da receita, o custo é citado como a principal barreira para implementação ou expansão dos projetos que envolvam essas tendências tecnológicas.

mercado

Entre os três principais benefícios citados pelo uso das tecnologias estão:

  • Mobilidade: 39% – Mais eficiência; 21% – Melhoria dos processos de negócio; 21% – Redução de papel.
  • Cloud: 42% – Redução de custos; 40% – Realizar as tarefas mais rápido; 38% – Melhor alocação dos recursos de TI.
  • Big Data: 41% – Endereçar melhor os esforços de marketing; 37% – Otimização dos gastos com publicidade; 37% – Otimização do marketing nas redes sociais.

Ainda segundo o GTAI 2015, as companhias têm reconhecido a importância da segurança da informação e estão realizando investimentos mais estratégicos nessa área. Em média, 54% das empresas que responderam ao estudo apontam que usam seus atuais orçamentos de TI para implementar planos de segurança, em vez de apenas atuar reativamente contra as ameaças.

O levantamento também mostrou que quanto maior a empresa, mais preocupação ela tem com a segurança da informação. Nesse sentido, o estudo revelou que entre as organizações que gastam menos de US$ 10 mil ao ano com TI, cerca de uma em cada cinco não tem qualquer política ou regras de segurança da informação.