Tecnologia

28 set, 2016

Empresa lança maior processador quântico do mundo

Publicidade

Recentemente, a D-Wave, empresa de computação quântica, lançou o maior chip do mundo, com 2.000 qbits – o dobro do recorde anterior. De acordo com Colin Williams, diretor da empresa, o novo chip não é apenas maior, mas é melhorado em muitas outras maneiras. Ele também traz novos recursos de controle que permitem ao usuário resolver problemas mais rapidamente e encontrar soluções.

Os bits usados por computadores tradicionais representam os dados em zeros ou uns. Entretanto, os bits quânticos podem ser simultaneamente os zeros e uns e até três. Esse processo é chamado de superposição e permite mais desempenho e eficiência das máquinas. Se forem reais, os dispositivos pode ser até 3 mil vezes mais rápidos do que um supercomputador.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/dois-processadores-quanticos-prometem-fazer-historia-no-setor/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/chip-conecta-processador-quantico-rede-de-fibra-optica/?trace=824205206&source=news-search]

Segundo o Olhar Digital, testes realizados pela companhia revelaram que os novos processadores foram mil vezes mais rápidos do que os anteriores.

“À medida que expandimos nossos processadores, estamos adicionando funcionalidades e capacidades que dão aos usuários novas maneiras de resolver problemas. Esses novos recursos podem permitir aplicativos de aprendizado de máquina que não estão disponíveis em sistemas clássicos. Estamos também desenvolvendo ferramentas de software e treinamento da primeira geração de programadores quânticos que irão impulsionar o desenvolvimento de aplicações comerciais práticas para sistemas quânticos”, afirmou Vern Brownell, CEO da D-Wave

A expectativa é de que o processador seja lançado em 2017.