DevSecOps

23 abr, 2014

Edição 10 da LibreOffice Magazine é lançada

Publicidade

A LibreOffice Magazine 10 foi lançada e traz vários conteúdo referentes à suíte de escritório open source.

libreoffice-magazine

O LibreOffice está sendo levado para dentro de universidades por pessoas que conhecem e reconhecem sua capacidade, e está sendo bem recebido. Para mostrar isso, Emerson Luiz Florentino Borges e Walter Martins Junior, cada um em um artigo, contam de que forma as coisas aconteceram para o LibreOffice entrar pelas portas da UFRJ e da Faculdade Arapoti, respectivamente.

Além disso, a publicação traz uma matéria sobre uma escola estadual em Volta Redonda em que os alunos foram instigados a aprender elaborar um orçamento doméstico utilizando o LibreOffice Calc. Em relação a dicas e tutorias do LibreOffice, a revista inclui artigos sobre como automatizar ações através de macros, criação de formulários, inclusive em PDF preenchível, preenchimento de várias planilha em uma só “tacada”, criar um mecanismo de pesquisa em uma planilha “grandona”, e um texto sobre a utilização da extensão Solver em uma planilha para “cientistas” de plantão. Sobre manter a interoperabilidade dos documentos, há um artigo que aborda quais as regras a serem alcançadas para libertá-los.

A revista traz dois artigos sobre a Itaipu Binacional, que elencam a importância do software livre para o desenvolvimento de ações como a preservação do período de desova dos peixes no rio Paraná, conhecido como “Piracema”, e sobre o CELTAB, cuja meta é fomentar, colaborar e oferecer soluções em Software Livre para as comunidades. Também há textos sobre o Gambas, o Krita e o Plone e sobre o Marco Civil da Internet.

A LibreOffice Magazine 10 pode ser baixada neste link.

Com informações de LibreOffice Brasil Blog