Tecnologia

21 mai, 2015

‘Drone origami’, que pode ser dobrado e guardado no bolso

Publicidade

Inspirados na técnica oriental de dobraduras de papel, cientistas da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveram um quadricóptero que pode ser dobrado e carregado dentro do bolso. Apelidado como “drone origami”, ele tem as quatro hastes dobráveis, fazendo com que o equipamento ocupe uma fração do espaço quando não está em uso.

Esse drone não apenas cabe no seu bolso, como pode decolar em menos de um segundo, disse o professor de robótica da EPFL, Stefano Mintchev, ao site Live Science. “Você pode tirá-lo da caixa, ligar o motor e ele está pronto para voar”, afirmou.

O “drone origami” pesa apenas 36 gramas. Dobrado, ele mede 58 milímetros de lado, e, aberto, 160 milímetros, com altura de 35 milímetros. De acordo com os pesquisadores, pelas dimensões ele é ideal para ser carregado por equipes de resgate em desastres. A pequena aeronave pode ser transportada com facilidade e tirar fotos aéreas da área a ser explorada em segundos.

As hastes são de fibra de vidro recobertas por um tipo leve de poliéster. Quando não está em uso, os braços podem ser dobrados, formando um quadrado. O segredo da decolagem rápida é que a força do acionamento dos rotores faz com que ele se abra em menos de 50 milissegundos. O “drone origami” ainda está em fase de protótipo e será apresentado na Conferência Internacional em Robótica e Automação, no próximo dia 25, em Seattle, nos EUA.

O protótipo ainda precisa ser dobrado manualmente, mas o processo dura menos de dez segundos para pessoas com prática — explicou Mintchev, que já está planejando uma versão que se dobre automaticamente.

***

Com informações de O Globo