DevSecOps

4 jul, 2016

Distribuições Linux pretendem encerrar suporte para versões de 32 bits

Publicidade

AMD e Intel lançaram as primeiras CPUs de 64 bits em 2003 e 2004. E agora, mais de uma década depois, as distribuições Linux querem encerrar o suporte para hardware de 32 bits.

O Google já fez isso no ano passado, quando abandonou as versões de 32 bits do Chrome para Linux.

Agora é a vez de o Ubuntu seguir essa tendência, já que Dimitri John Ledkov, do próprio Ubuntu, publicou uma proposta para encerrar o suporte para 32 bits na lista de discussão da distribuição. Hardware que não consegue rodar software de 64 bits está se tornando muito menos comum, enquanto que criar imagens de 32 bits, testá-las e suportá-las leva tempo e esforço. No Linux, a arquitetura “i386” é o padrão de 32 bits para CPUs da Intel compatíveis, enquanto que “amd64” é a arquitetura de 64 bits originalmente feita pela AMD com a qual os processadores da Intel são compatíveis.

Segundo Ledkov, o Ubuntu quer limitar o número de instalações novas de 32 bits com o Ubuntu 16.10. A próxima versão não vai oferecer um Ubuntu Desktop ou uma imagem do Ubuntu Server de 32 bits. O software ainda poderá ser instalado para fins de compatibilidade legada via instaladores mais tradicionais. No Ubuntu 18.10, que deve ser lançado em outubro de 2018, o suporte para software de 32 bits seria completamente encerrado, e a distribuição vai incentivar a execução dele em uma máquina virtual ou container.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/linus-torvalds-libera-versao-4-6-do-linux/,https://imasters.com.br/noticia/snaps-do-ubuntu-agora-funcionam-em-outras-distribuicoes-linux/]

O Fedora tomou iniciativas semelhantes. O Fedora Server não oferece mais uma imagem de 32 bits com o Fedora 24. Uma proposta para encerrar suporte para todas as imagens de 32 bits no Fedora 24 falhou, e essa versão ainda oferece versões do Fedora Workstation de 32 bits. Entretanto, o Fedora não as considera importantes. Como os desenvolvedores já deixaram claro, ninguém quer suportar as imagens de 32 bits. Assim, é provável que Fedora pare de liberar imagens de 32 bits nos próximos lançamentos.

O OpenSUSE Leap nunca ofereceu imagens de 32 bits desde a sua criação. Richard Brown, diretor do OpenSUSE, explicou no Reddit que não valia a pena suportar 32 bits por mais três anos após o lançamento porque os downloads de 32 bits vêm caindo.

É válido ressaltar que as versões de 32 bits das distribuições Linux continuarão existindo por um bom tempo. O Ubuntu 16.04 LTS, lançado recentemente, terá suporte de cinco anos até 2021.

Mesmo depois de tantas distribuições grandes de Linux terem decidido parar de lançar novas versões para máquinas 32-bit, ainda haverá distribuições Linux no mercado especializadas em fornecer suporte para equipamentos mais antigos.

Com informações de PC World