DevSecOps

11 nov, 2015

Dev cria repositório no GitHub para ajudar quem está iniciando no universo Linux

Publicidade

Helio Loureiro, desenvolvedor que trabalha software livre desde 1997 e colunista do iMasters, criou um repositório no GitHub para auxiliar aqueles que estão dando os primeiros passos no Linux.

Na prática, o repositório criado se refere ao guia foca gnu/Linux, iniciativa de Gleydson Mazioli, lançada em 1999, para suprir uma demanda de material sobre Linux, acessível e em português.

keep_calm_leia_guia_foca_linux

Segundo Loureiro, o guia ajudou muita gente a iniciar e aprender Linux e Unix.  As bases são quase as mesmas nos últimos 40 anos de Unix (mesmo Linux não sendo Unix), mas, como tudo em tecnologia, o guia está defasado – faltam coisas como systemd, novas distros, e até mesmo sobre git.

Assim, ele teve a ideia de criar o repositório. “Não é um fork do guia. A ideia é melhorar o guia com atualizações e enviar as sincronizações para o próprio Gleydson, para atualizar no site”.

Leia também:

Para contribuir, basta adicionar o documento que queira implementar, que, em seguida, o próprio Loureiro revisa e adiciona as tags necessárias. “Se quiser começar de forma mais simples, pode editar um dos arquivos existentes e atualizá-lo”.

Loureiro afirma que, até agora, converteu apenas os arquivos de iso-8859-1 para utf-8 e criou um Makefile para gerar o guia em pdf.  O próximo passo será descrever systemd.

Acesse agora o repositório no GitHub!