DevSecOps

28 set, 2010

Desenvolvedores OpenOffice criam fundação independente da Oracle

Publicidade

Desenvolvedores mundiais do projeto OpenOffice.org passaram a desenvolver a suíte de forma independente.

Depois de 10 anos com a Sun Microsystems como fundadora e principal patrocinadora, o projeto lança uma fundação independente chamada The Document Foundation (TDF). A Fundação escolheu a marca LibreOffice internacionalmente como uma alternativa ao OpenOffice.org e vai coordenar e supervisionar o desenvolvimento do software.

O objetivo é ter maior independência na decisão sobre os rumos do projeto internacional, alinhando-o às necessidades de instituições e de pessoas que já utilizam o aplicativo. Usuários brasileiros continuarão utilizando o BrOffice.org, cuja marca permanecerá a mesma.

Já está disponível uma versão beta, baseada no OpenOffice.org 3.3, para download, e desenvolvedores serão convidados a participar do projeto e a contribuir com desenvolvimento do código-fonte, além da tradução, de testes, da documentação e do suporte.

A Oracle foi convidada a participar da nova Fundação e a doar a marca para a comunidade, já que permaneceu com os ativos do OpenOffice.org devido à compra da Sun Microsystems. Enquanto a The Document Foundation aguarda essa decisão, a marca a ser adotada é a LibreOffice.

A fundação contará com o apoio de gigantes mundiais de TI, como Canonical, Google, Novell, Red Hat e Open Source Initiative.

Com informações de Revista Espírito Livre