O maior impacto da Creative Commons é por meio das pessoas que usam suas licenças para transformar os mundos da arte, dos negócios, dos governos, da ciência e da educação, para citar alguns. A organização faz isso ao habilitar o compartilhamento e o uso de criatividade e conhecimento através de ferramentas gratuitas.
Agora, a Creative Commons lançou a Team Open, uma coleção de histórias de pessoas comuns que estão mudando o mundo com licenças abertas. O objetivo do projeto é divulgar esses cases e mostrar como as licenças podem ser usadas para várias finalidades.
Entre eles está North American Network of Science Labs Online (NANSLO), coordenado por Daniel Branan, da Colorado Community College System e Diretor do laboratório NANSLO. A iniciativa conta com um grupo pioneiro de educadores em ciências que está usando software livre e cursos licenciados sob Creative Commons para roboticamente controlar equipamentos de laboratório e conduzir experimentos científicos online. Mais informações aqui.
Outra iniciativa é o The Noun Project, de Sofya Polyakov, que construiu uma comunidade de designers profissionais para ajudá-los a divulgar seus projetos. Trata-se de um grande arquivo de ícones que podem ser baixados. Para saber mais, acesse este link.
Acesse o site do Team Open para conhecer as outras histórias.