DevSecOps

29 abr, 2008

Crackers aproveitam últimos momentos de entrega do IR para proliferar novos vírus

Publicidade

Crackers estão aproveitando os últimos momentos para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008 para tentar realizar golpes virtuais. Os criminosos enviam e-mails com links falsificados solicitando que o internauta acesse a página da Receita Federal através de links encaminhados na mensagem. Mas no momento em que os acessam, os usuários percebem que se trata de um vírus que apenas abriu caminho para que o invasor acesse seus dados pessoais e se instale na máquina.

O golpe é realizado através de um e-mail com a falsa notícia de que um congestionamento no sistema da Receita Federal teria resultado na perda de algumas declarações. Ao final, a mensagem pede ao usuário que clique em um link para saber se sua declaração pessoal estaria dentro do grupo perdido.

O especialista em segurança digital e diretor da OS&T Informática, Sérgio Leandro, afirma que livrar-se do golpe é simples: basta o internauta prestar atenção na URL (endereço da página) do site, pois o clonado terá a URL diferente do verdadeiro, mesmo esta sendo mínima, e estar atento aos erros de português, comuns nas páginas falsas. Além disso, a Receita Federal já afirmou que nunca entra em contato com os contribuintes através de e-mails.

A ameaça é chamada de phishing scam. Nesse sistema, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.