Carreira Dev

28 out, 2016

CPqD inaugura espaço voltado para inovação aberta

Publicidade

O CPqD inaugurou ontem o Hiperespaço, uma iniciativa voltada para comunidade empreendedora, que agora dispõe de um espaço apropriado para o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de ideias inovadoras. O objetivo da novidade é promover a inovação aberta, estimulando o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes baseadas no conceito de Internet das Coisas (IoT).

Instalado no Pólis de Tecnologia, em Campinas, o novo espaço ocupa uma área de 80 metros quadrados e poderá ser compartilhado por empreendedores e por colaboradores do próprio CPqD, de outras empresas instaladas em seu Parque Tecnológico e na região.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/app-brasileiro-disputa-final-de-concurso-global-de-inovacao/?trace=824205206&source=news-search]

A base da iniciativa é o Makerspace, conceito destinado à validação e concretização de ideias criativas a partir da realização de provas de conceito que facilitam e agilizam sua transformação em produtos para o mercado. Para isso, além de oferecer o espaço que está sendo inaugurado, o CPqD coloca à disposição dos empreendedores seu amplo leque de competências, atualmente reunidas em nove plataformas tecnológicas – computação cognitiva, computação avançada, comunicações ópticas, comunicações sem fio, redes de dados, sensoriamento, segurança da informação e comunicação, sistemas de energia e sistemas eletrônicos embarcados -, bem como recursos de sua infraestrutura de laboratórios, mentoria tecnológica, rede de parcerias e sua experiência e capacidade em desenvolver projetos com financiamento de diferentes fundos de fomento disponíveis no País.

Os interessados em participar do Hiperespaço devem encaminhar suas ideias por intermédio do site da iniciativa, explicando os desafios para tirá-las do papel, ou evoluir um protótipo de produto já existente. Após a análise da proposta, o empreendedor será convidado a visitar o novo espaço e a participar de uma reunião na qual poderá detalhar sua ideia, dificuldades e os recursos necessários para transformá-la em realidade.