Desenvolvimento

7 dez, 2016

Consórcio de provedores investe R$ 1 milhão para construir backbone na Bahia

Publicidade

A ASE Telecom, PDN telecom, Mega Telecomunicações e Geeknet criaram a LinkaBR, uma SPE (sociedade de proposito especifico) com objetivo de implantar um backbone cooperativo na Bahia. As redes vão interligar as cidades baianas atendidas por sócios ou parceiros do projeto.

De acordo com Janyel Leite, da Geeknet, a ideia de cooperar em redes já acontece há muito tempo na Bahia, onde empresas compartilham POPs. No entanto, o compartilhamento estava se dando por afinidade e de uma maneira muito informal.

A parte que liga Salvador a Feira de Santana (com cerca de 120km) já está concluída, assim como o ponto de troca de tráfego privado (IX) na região de Feira de Santana. Ainda em construção, a rede entre Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus tem previsão para estar concluída ainda em dezembro 2016.

A rede entre Salvador e Feira de Santana e o IX privado na região de Feira de Santana interligam nove cidades baiana diretamente e são operados pela LinkaBR e mais um parceiro. O IX privado foi criado com a presença de 20 ASNs. A outra rede, que está sendo construída agora entre Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, vai conectar oito cidades e será operada pela LinkaBR. Ela já tem acordos de swap, ou seja, de troca de fibra.

Os benefícios dessa integração se dão no aumento de competitividade por meio de acordos formais de swap de fibra, a troca de capacidade, a proteção de redes, a construção de redes em regime de compartilhamento de custo e novos negócios.

“Imaginamos que vamos mais que dobrar a capacidade. Hoje podemos dizer que a rede inteira tem 20 gigas no total e um total de ocupação de 8 gigas a 9 gigas entre Feira e Salvador e mais que isto depois de Feira de Santana”, destacou Leite, para quem a demanda de pessoas querendo se conectar é muito grande.

O total de investimento no projeto está estimado em R$ 1 milhão.