Tecnologia

13 abr, 2012

Computador Super-Turing pode reinventar inteligência artificial

Publicidade

A especialista em redes neurais Hava Siegelmann está dando continuidade ao trabalho de Alan Turing, gênio da matemática que estabeleceu os fundamentos da computação digital nos anos 1930.

Hava é autora de uma técnica já conhecida como Super-Turing, que ela vem aprimorando desde 1993. Agora, com a ajuda de seu colega Jeremie Cabessa, ela está transferindo seus conceitos matemáticos para um sistema computacional adaptável que aprende e evolui, usando dados do ambiente de forma muito mais parecida com o que nossos cérebros fazem do que com o que os computadores da era Turing fazem.

“Este modelo é inspirado no cérebro. É uma formulação matemática das redes neurais do cérebro, com suas capacidades adaptativas,” afirmou.

Os dois pesquisadores mostraram que, quando o sistema é instalado em um ambiente que forneça estímulos sensórios constantes – como o mundo real – e quando todos os pares estímulo-resposta são levados em conta pelo tempo de vida da máquina, o modelo Super-Turing produz um repertório de comportamentos que cresce exponencialmente em relação ao que é gerado por uma computação clássica do tipo Turing.

De acordo com os pesquisadores, isso é uma demonstração cabal de que o modelo Super-Turing é superior para o aprendizado de máquina e para a execução de tarefas similares às feitas pelos humanos. Esse fato pode ser o estímulo que faltava para reavivar o antes promissor campo da inteligência artificial, que não tem rendido os frutos que se esperava, tanto para a criação de programas de computador menos obtusos, como para a criação de cérebros artificiais para robôs.

“Cada vez que uma máquina Super-Turing recebe uma entrada, ela literalmente se torna uma máquina diferente. Você não vai querer isso para o seu PC, mas se você quer um robô para acompanhar uma pessoa cega até o supermercado, você vai precisar de um sistema que consiga navegar em um ambiente dinâmico,” explicou Dra. Hava. Ela acrescentou que “o arcabouço Super-Turing permite que um estímulo literalmente mude o computador a cada passo computacional, que passa a se comportar de forma muito próxima à constante adaptação e evolução dos nossos cérebros”.

Hava e sua equipe acabam de receber financiamento para construir o primeiro computador Super-Turing de verdade.

Com informações de Inovação Tecnológica