Tecnologia

7 jul, 2015

Computador de 4 cm pode ensinar crianças a programar

Publicidade

Em fevereiro, a Raspberry Pi Foundation anunciou que o Raspberry Pi atingiu a marca de 5 milhões de unidades vendidas. Agora, um novo projeto da emissora BBC espera alcançar o mesmo sucesso. Trata-se da nova versão de seu chamado Micro:bit.

A pequena placa de 4cm x 5 cm foi desenvolvida para ajudar crianças e jovens a aprender o básico sobre programação e construção de computadores. O Micro:bit possui 25 LEDs vermelhos, dois botões programáveis, um acelerômetro de bordo e um magnetômetro.

bbc

Além disso, o microcomputador oferece conectividade Bluetooth Wibree, um slot micro USB e cinco anéis de entrada e saída que podem ser ligados a pinças crocodilo e pinos banana de 4 milímetros.

A primeira versão do aparelho, chamada apenas de Micro BBC, foi lançada há 34 anos e mais de 1,5 milhão de unidades foi vendida. O novo Micro:bit é 18 vezes mais rápido e 67 vezes mais leve do que o primeiro.

A BCC já possui parceiros como Microsoft, ARM e Samsung para seu projeto, e pretende dar um milhão de dispositivos para alunos de 11 e 12 anos no Reino Unido em outubro deste ano. A empresa também pretende lançar um site sobre o Micro:bit ainda neste inverno (verão do hemisfério sul), para que os estudantes aprendam a programar o computador.

Com informações de Info