Cloud Computing

24 jan, 2014

Computação em nuvem entra na ordem do dia em Davos

Publicidade

A computação em nuvem veio para ficar e está sendo debatida por especialistas no Fórum Mundial de Davos, onde os principais líderes projetam os rumos da economia mundial. Para especialistas, os serviços na nuvem vão cada vez mais fazer parte do dia a dia das pessoas, indivíduos e governos.

Os números provam essa tendência. No terceiro trimestre do ano passado, segundo a Synergy, os negócios de cloud computing movimentaram US$ 2,5 bilhões. Os titãs da tecnologia estão cientes desse papel da computação em nuvem.

A IBM, por exemplo, vendeu a unidade de servidores X86 para concentrar sua atenção nos negócios na nuvem. A Lenovo, que investiu US$ 2,3 bilhões, garante que a aquisição abre portas para a fabricante entrar no ‘rentável’ mercado de armazenamento de dados. IBM, Google, Amazon, Microsoft e outros travam uma dura e sangrenta batalha pela liderança desse mercado. Nos Estados Unidos, a guerra de preços já é uma realidade.

Um dos impulsionadores da computação em nuvem, afirmam os especialistas presentes à Davos, é a explosão da mobilidade. O uso dos tablets e dos smartphones – com a geração cada vez maior de dados – determina a centralização do armazenamento dass informações na nuvem.

Com informações de Covergência Digital