Tecnologia

28 ago, 2014

Exposição “Computação e Copa num só ritmo” está aberta ao público

Publicidade

O Museu de Computação Odelar Leite Linhares, localizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, vai receber a exposição “Computação e Copa num só ritmo”. A exposição relaciona Copa do Mundo e computação e fica aberta ao público até 31 de outubro.

O objetivo da iniciativa é destacar o que de mais relevante aconteceu em todas as edições do torneio mundial de futebol da FIFA, relembrando também o contexto geopolítico do mundo em cada época. Paralelamente a essa linha do tempo, o público pode conferir as principais descobertas e invenções que movimentavam a computação, observando como a tecnologia evoluiu ao longo desse caminho. “Para que as pessoas possam ver como eram essas máquinas que aparecem nos painéis da exposição, selecionamos peças do acervo do Museu para mostrar ao público”, explicou a curadora da exposição, Regina Santana.

Entre as peças expostas estão diversas máquinas de calcular, além de vários computadores como, por exemplo, o CP 500. Lançado em 1982, o CP 500 foi um dos primeiros microcomputadores brasileiros e um dos maiores sucessos de vendas em seu nicho de mercado. Também é possível conferir a evolução de videogames e jogos que têm como tema o futebol.

No final da exposição, um painel explica algumas novas tecnologias que foram empregadas na Copa em 2014 tais como a tecnologia 4K, que permite uma resolução quatro vezes maior que o Full HD, capturando detalhes com maior nitidez como a expressão em rostos. Outro exemplo foi a instalação de sete câmeras em cada gol, com a capacidade para produzir cerca de 500 imagens por segundo em 3D e em alta definição. Essas imagens foram enviadas para um computador que realizou o processamento necessário para verificar se a bola entrou ou não.

A exposição marca reinauguração do Museu de Computação Odelar Leite Linhares, que passou por uma reforma e foi ampliado com apoio e recursos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. “Esse local foi idealizado e iniciado pelo professor Odelar Leite Linhares como um museu de cálculo numérico. Tal como esse Museu, muitas outras sementes que o professor lançou frutificaram. Já faz 10 anos que ele nos deixou, mas continua vivo nas nossas lembranças”, recordou a professora Regina Santana.

A exposição Computação e Copa num só ritmo é gratuita.

Serviço

Onde: Museu de Computação Odelar Leite Linhares, no ICMC (Av. Trabalhador São Carlense, 400)

Site: mc.icmc.usp.br

Quando: de 10/06 a 31/10

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30

E-mail: museu@icmc.usp.br

Telefone: (16) 3373.9146