Tecnologia

23 nov, 2016

Cientistas desenvolvem bateria que carrega em segundos e dura uma semana

Publicidade

Na última década, os smartphones vêm melhorando em praticamente todos os sentidos, mas em relação à bateria a situação está longe de ser adequada. Agora, uma equipe de cientistas da University of Central Florida (UCF) acredita que a nanotecnologia é a chave para uma revolução no armazenamento de energia, e eles provaram isso.

Os cientistas criaram supercapacitores flexíveis que levam segundos para carregar, fornecem energia por mais de uma semana e podem ser recarregados mais de 30 mil vezes. Em termos comparativos, uma bateria de lítio convencional produz apenas 1.500 cargas.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/projeto-promete-dobrar-duracao-de-bateria-em-dispositivos-moveis/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/pesquisadores-desenvolvem-bateria-de-zinco-que-armazena-450-wattsh-por-litro/?trace=824205206&source=news-search]

“Para os dispositivos eletrônicos pequenos, nossos materiais estão superando os convencionais no mundo todo em termos de densidade de energia, de potência e de estabilidade cíclica”, afirmou Nitin Choudhary, um dos responsáveis pelo projeto na UCF.

Segundo o site Huffington Post, os supercapacitores são compostos por milhões de nanômetros revestidos com materiais bidimensionais. O núcleo facilita a transferência rápida de elétrons para a carga, enquanto há espaço para armazenamento de grandes quantidades de energia em minúsculos espaços.

“Houve problemas na maneira como as pessoas incorporam esses materiais bidimensionais nos sistemas existentes. Desenvolvemos uma abordagem de síntese química simples para que possamos integrar muito bem os materiais existentes com os materiais bidimensionais”, explicou Yeonwoong “Eric” Jung, professor assistente da universidade.

Segundo Jung, os supercapacitores ainda não estão prontos para a comercialização, mas em breve poderão ser usados para substituir as baterias de vários gadgets, incluindo carros elétricos.