Tecnologia

8 out, 2015

Cientistas criam telas 3D no estilo de “De Volta para o Futuro”

Publicidade

No ano passado, engenheiros da Universidade de Viena apresentaram o seu “trixel”, um pixel 3D a laser que promete projeções holográficas ao ar livre. A equipe agora está aproveitando o “Dia De Volta para o Futuro” para apresentar a nova versão do trixel, já com um aspecto bem mais entusiasmador do que o protótipo em escala de laboratório original.

Os trixels já vêm montados em módulos de 12 x 9, aqui mostrados ao lado de cubos mágicos para referência das dimensões. [Imagem: TriLite]
Os trixels já vêm montados em módulos de 12 x 9, aqui mostrados ao lado de cubos mágicos para referência das dimensões. [Imagem: TriLite]
O “Dia De Volta para o Futuro” é uma referência a 21 de Outubro de 2015, data em que Marty McFly chega ao futuro, no filme “De Volta para o Futuro 2” – ele parte de 1985.

Embora o filme não fosse muito profético em termos de maravilhas tecnológicas futurísticas, destacam-se o skate voador e a projeção holográfica que anunciava o filme “Tubarão 19” e que quase mata McFly de susto.

A intenção de Jorg Reitterer e seus colegas é viabilizar no presente – ou em um futuro próximo – projeções desse tipo. Embora o futuro tenha chegado antes do que a tecnologia, a equipe está entusiasmada com seu progresso.

Trixel

O pixel 3D usa um conjunto de microespelhos móveis para projetar diferentes imagens em cada direção, permitindo a geração de efeitos tridimensionais realísticos sem a necessidade do uso de óculos especiais.

Os espelhos, que formam um sistema microeletromecânico (MEMS), dirigem os feixes de laser ao longo do campo de visão, da esquerda para a direita, alterando a informação sobre a imagem durante o movimento. Assim, diferentes imagens podem ser enviadas para os olhos direito e esquerdo dos espectadores.

Este é um trixel, contendo o MEMS óptico e os lasers coloridos para gerar as imagens. [Imagem: TriLite]
Este é um trixel, contendo o MEMS óptico e os lasers coloridos para gerar as imagens. [Imagem: TriLite]
O segundo protótipo já é totalmente colorido, um avanço essencial em relação à versão monocromática original. Cada trixel tem três emissores de laser (vermelho, verde e azul) e agora eles já vêm montados em módulos de 12 x 9 trixels.

“O software para controlar os módulos e mostrar os filmes já está em desenvolvimento,” disse Reittrer, prometendo que “nós poderemos pegar qualquer filme 3D na prateleira e apresentá-lo em nossa tela.”

A equipe fundou a TriLite Technologies para comercializar a tecnologia.

***

Com informações de Inovação Tecnológica