DevSecOps

21 out, 2016

Cientistas criam primeira tela holográfica realística com 3D em 360°

Publicidade

Pesquisadores coreanos apresentaram o primeiro projetor holográfico que permite uma visualização completa em 3D em 360 graus. O gadget ainda é grande e não daria para embuti-lo no R2D2, mas é a primeira vez que a sonhada tela holográfica se apresenta em todo o esplendor previsto pela ficção científica.

holograma

A criação do dispositivo foi possível porque Yongjun Lim e seus colegas do Instituto de Pesquisas em Eletrônica e Telecomunicações deixaram de lado as técnicas mais utilizadas até hoje no campo da holografia 3D.

Normalmente, os hologramas 3D utilizam técnicas baseadas em moduladores espaciais de luz e em técnicas de multiplexação por divisão espacial ou temporal (SDM e TDM, respectivamente). No entanto, a equipe coreana criou um aparato que usa um holograma virtual amplificado, projetado em dois espelhos parabólicos giratórios. Uma lente asférica – uma lente cujo perfil não é uma parte de uma esfera ou cilindro – corrige a distorção gerada pela superfície parabólica dos espelhos. “Como resultado, múltiplos observadores podem observar hologramas de até 8,1 centímetros de altura, a partir de qualquer posição ao redor da mesa”, disse Lim.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-quer-aprimorar-chamadas-de-video-com-hologramas/?trace=824205206&source=news-search]

De acordo com o pesquisador, o principal avanço foi dimensionar estrategicamente a janela de visualização para que ela esteja intimamente relacionada com o tamanho efetivo dos pixels da imagem rotativa do holograma virtual. Olhando através dessa janela, os olhos dos observadores ficam aptos a captar o campo de luz da imagem holográfica a partir de qualquer posição, porque o sistema inclina o plano do holograma virtual em relação ao eixo de rotação. O melhor efeito foi obtido fazendo o sistema de espelhos girar a uma velocidade de 20 quadros por segundo.

Segundo o site Inovação Tecnológica, os testes realizados com modelos 3-D gerados por computador são promissores, apesar de ainda aparecerem monocromáticos, em tons de verde.

A partir de agora, a equipe pretende acrescentar cores ao seu projetor holográfico e resolver questões relacionadas com a aberração e problemas de incompatibilidade de brilho entre os quatro dispositivos de microespelhos usados na tela. “Nós estamos desenvolvendo outra versão do nosso sistema para resolver essas questões e esperamos ter o modelo seguinte no futuro próximo, incluindo o aumento da expressão de cor”, esclareceu Lim.