A China construiu um novo sistema operacional próprio para smartphones que acredita ser mais seguro que Android e iPhone.
O China Operating System, ou COS, foi revelado na semana passada pela Chinese Academy of Sciences e pela Liantong Network Communications Technology, segundo o The New York Times. O COS, que parece um clone do Android, é voltado para ser usado em vários dispositivos, incluindo smartphones e PCs, e foi chamado de um produto estratégico para a segurança nacional, apontou a reportagem. A vigilância dos EUA e o fim do suporte para Windows XP provavelmente desempenharam um papel fundamental na criação do sistema. O objetivo é tornar o COS o principal sistema da China.
Enquanto o Windows é o Sistema operacional dominante na China, o Android domina cerca de 90% do mercado de smartphones do país, com o iOS pegando a maior parte do resto, apontou o IDC.
O COS supostamente roda aplicativos Java, suporta sites e games em HTML5 e é compatível com mais de 100 mil apps.
Apesar de aparelhos com COS ainda não estarem disponíveis comercialmente, a China Mobile e a China Telecom estariam testando gadgets com o sistema operacional.
Com informações de Ars Technica