Desenvolvimento

12 jan, 2016

Ceweb.br contribui com definição de padrões para abertura de dados

Publicidade

Com o objetivo de desenvolver padrões e recomendações para a publicação e uso de dados no ecossistema da Web, o Grupo de Trabalho (GT) Data on the Web Best Practices do W3C (World Wide Web Consortium), colocou em consulta pública documento em inglês sobre Boas Práticas para Dados na Web. O GT tem a participação de membros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que está diretamente envolvido na edição do documento, elaborado em conjunto com os demais filiados ao W3C e que pode agora receber a contribuição de todos os interessados.

Tópicos como qualidade, formatos, vocabulários, formas de preservação, privacidade e publicação de dados sensíveis foram tratados no documento. “Passamos da era do texto e entramos na Web dos dados, que devem ser detectáveis e compreensíveis por humanos e máquinas. Esse é um passo muito importante para a construção da Web, especialmente com a contribuição brasileira”, afirma Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, ao destacar que este é o GT do W3C com o maior número de colaboradores do Brasil – quase metade dos integrantes do grupo. O NIC.br está representado por Yasodara Córdova como co-chair, e pelos editores Caroline Burle e Newton Calegari, que dividem a função com Bernadette Farias Lóscio (UFPE).

O documento Boas Práticas para Dados na Web é destinado a profissionais envolvidos com a gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados em compartilhar e reutilizar dados na Web. Com o intuito de encorajar a adoção do documento, o texto traz uma lista de benefícios em seu uso, tais como o aumento de interoperabilidade entre os sistemas e da confiança nos dados, o reaproveitamento de dados, o processamento e compreensão tanto por humanos como por máquinas, entre outros. Para contribuir com o projeto, basta seguir as instruções disponíveis no sítio do GT ou enviar as considerações por meio da lista de e-mail.

Os interessados podem ainda colaborar com o documento específico de Vocabulário sobre Qualidade de Dados, que recebe as contribuições por meio do endereço: http://www.w3.org/TR/vocab-dqv/.