DevSecOps

9 set, 2015

Ceweb.br, Novatec Editora e USP divulgam livro “Dados Abertos Conectados”

Publicidade

A importância dos dados abertos na construção da web do futuro e seu potencial para ajudar a resolver problemas econômicos, sociais e de gestão são algumas questões que os professores Seiji Isotani, da Universidade de São Paulo (USP), e Ig Ibert Bittencourt, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), detalham no livro Dados Abertos Conectados. Lançado pela Editora Novatec com o apoio da Universidade de São Paulo – USP, o livro é uma iniciativa do Ceweb.br, Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) – e tem origem no conteúdo produzido para o curso online sobre Dados Abertos Conectados.

O grande volume de dados gerados no contexto da web tem demandado que os sistemas sejam capazes de processá-los de maneira automatizada e que gerem valor aos usuários finais. Isto levou à proposição tanto do conceito de web semântica quanto do conceito de Dados Conectados, analisados pelos autores na obra.

unnamed (11)

“O uso dos padrões criados pelos grupos de trabalho do W3C e o trabalho da comunidade de desenvolvedores, de gestores governamentais e da sociedade interessada no desenvolvimento web são essenciais para que tenhamos, efetivamente, dados abertos e conectados. O livro e os cursos, como recursos educacionais, geram capacitação e formam pessoas aptas a utilizar essas tecnologias, que podem produzir novos negócios e novas soluções para a sociedade”, destaca Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, centro que também disponibiliza cursos referentes ao conteúdo do livro em http://ceweb.br/cursos/.

Além de fornecer uma visão geral sobre dados abertos conectados e suas potenciais aplicações, a obra também ensina como modelar, publicar e consumir dados abertos e explica o processo de disponibilização de dados de maneira estruturada usando ontologias. O leitor conhecerá ainda os métodos e padrões atualmente utilizados para o compartilhamento de metadados que dão significados aos dados da web. E verá as tendências mais recentes no desenvolvimento de aplicações inteligentes que utilizam a semântica dos dados para geração de ferramentas que atendam às necessidades do mercado e da sociedade.