Cloud Computing

2 abr, 2014

Canonical vai encerrar Ubuntu One, seu serviço de armazenamento em nuvem

Publicidade

A Canonical anunciou que vai encerrar seu serviço de armazenamento em nuvem Ubuntu One. Entre as razões citadas estão a crescente competição e o fato de o serviço não ter engrenado como a Canonical gostaria.

UbuntuOne

“Além disso, a guerra do armazenamento gratuito não é um lugar sustentável para a companhia estar, especialmente com outros serviços oferecendo armazenamentos gratuitos entre 25 GB e 50 GB”, disse Jane Silber no blog da empresa. “Se oferecemos um serviço, queremos que ele seja capaz de competir em escala global, e para o Ubuntu One continuar fazendo isso seria necessário um investimento maior do que o que estávamos dispostos a fazer”.

O Ubuntu One foi um dos raros serviços freemium da Canonical. A empresa escolheu competir diretamente com grandes players do setor, como Dropbox, OneDrive e Google Drive.

A contas do Ubuntu One eram usadas em outras partes do ecossistema Ubuntu. Elas não pararão de funcionar. Os usuários ainda serão capazes de fazer login em suas contas, anexar um cartão de crédito para adquirir apps, entre outras ações.

A partir de hoje, os usuários não podem comprar mais espaço. Em 1º de junho, a sincronização será encerrada. E, em 31 de julho, a Canonical vai eliminar todos os dados de seus servidores. Os usuários ainda terão todos os seus dados em seus discos rígidos locais. Assinantes serão reembolsados.

A Canonical vai liberar o código fonte do serviço sob uma licença open source.

Com informações de TechCrunch