DevSecOps

21 jan, 2015

Canonical lança versão do Ubuntu Core para Internet das Coisas

Publicidade

A Canonical, empresa por trás da distribuição Linux Ubuntu, quer levar o sistema operacional para mais dispositivos conectados e objetos inteligentes com o lançamento de uma versão do Ubuntu Core para Internet das Coisas.

Nos últimos meses, a companhia lançou versões do Core para vários serviços de cloud computing, mas como a ideia por trás do Core é oferecer versões mais enxutas do Ubuntu que os desenvolvedores possam facilmente personalizar de acordo com suas necessidades, as aplicações de Internet das Coisas e robótica parecem ser o próximo passo lógico para a Canonical.

ubuntu-core-1

O Ubuntu Core permite que desenvolvedores instalem o básico do SO e, em seguida, adicionem aplicativos e serviços de que precisam. Então, esses aplicativos rodam em seus próprios ambientes em sandbox. Além disso, o Core traz updates transacionais, que asseguram que o processo de atualização ou funcione de forma perfeita, ou seja restabelecido se as coisas derem errado.

“Desde descobertas científicas feitas por exploradores robóticos autônomos até os milagres cotidianos, como segurança para domicílios e eficiência energética, nosso mundo está sendo transformado por máquinas inteligentes que podem ver, ouvir, se mover, se comunicar e sentir de formas sem precedentes”, disse Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, no anúncio de ontem. “O Ubuntu Core é a plataforma segura para coisas superinteligentes, com uma app store que oferece o software mais recente diretamente para seu dispositivo e para conexões na nuvem”, completou.

Entre os primeiros usuários do Ubuntu Core estão Ninja Blocks e Erle Robotics.

Com informações de TechCrunch