DevSecOps

30 nov, 2010

Canonical começa a testar Ubuntu One para Windows

Publicidade

Está em fase de testes uma integração entre o Ubuntu e o Windows: trata-se do Ubuntu One, o serviço de backup de arquivos oferecido pela Canonical. Parece que num futuro próximo, os usuários cadastrados nos serviços poderão manter pastas sincronizadas entre um computador rodando Ubuntu e outro rodando Windows.

O pessoal do OMG! Ubuntu obteve acesso ao beta e fez uma espécie de análise do serviço. Ainda é bastante básico, mas tem tudo para dar certo. O arquivo de instalação, com cerca de 12 MB, adiciona ao computador o aplicativo do Ubuntu One. A partir do momento em que ele começa a rodar, os arquivos salvos na pasta Meus Documentos são enviados diretamente para a nuvem mantida pela Canonical.

Conforme as alterações são feitas nesses arquivos armazenados no computador, os arquivos armazenados remotamente também são atualizados, num processo que pode ser chamado de redundância (ou de backup mesmo).

Por enquanto, há várias limitações, como, por exemplo, a sincronização ficar restrita à pasta Meus Documentos, no Windows. Pelo menos é uma solução oficial da fabricante do sistema, que tenta vender serviços a partir do que é oferecido dentro do Ubuntu.

Por Thássius Veloso