Carreira Dev

29 jul, 2014

Buscas são responsáveis por 32,2% do tráfego da Internet no Brasil

Publicidade

Um recente estudo realizado pela Conversion, empresa brasileira especializada em Search Engine Optimization (SEO), apontou que a busca orgânica do Google e de outros sites de busca são responsáveis por 32,2% do tráfego em portais e sites da web no Brasil. Se forem levados em consideração os links patrocinados, os mecanismos de pesquisas passam a ser responsáveis por 54% dos acessos.

Google

De acordo com a pesquisa, que avaliou mais de 100 milhões de visitas, os resultados de buscas naturais geram mais visitas do que os links patrocinados, que representam 24,1% dos acessos, e também mais do que o tráfego direto, responsável por 17,2% das visitas. O tráfego direto é acontece quando as pessoas digitam o endereço do site no navegador, sem passar por outros sites ou mecanismos de busca.

O programa de afiliados, no qual os sites de e-commerce são anunciados em sites e remunerados por comissão nas vendas, possui 10,2% do tráfego. O total de links de sites de referência (os chamados diretórios ou sites de listas, como Apontador e Kekanto) corresponde a 5,1% das visitas, e-mail marketing a 4,1%, redes sociais a 2,6%, displays e anúncios a 2,3% e, por último, comparadores de preço, com 2,2%.

Ao se levar em conta os sites de comércio eletrônico para apontar as fontes de tráfego que mais geram receita, a busca orgânica também lidera o ranking, com 34,6% das vendas das lojas virtuais. Em seguida, estão os links patrocinados (23,5%) e o tráfego direto (20%).

Segundo a pesquisa, as redes sociais são responsáveis por apenas 2,6% do tráfego dos sites, número próximo ao de sua participação na receita (2,16%).

O levantamento também considerou os canais mais eficientes, com um levantamento da taxa de conversão de cada um deles. A taxa de conversão é a proporção entre visitantes e as chamadas conversões – que podem ser uma compra, a solicitação de um orçamento etc. O líder é o e-mail marketing, com taxa de conversão de 1,8%, seguido dos comparadores de preços, com 1,4%, e de sites de referência, com 1%. A busca orgânica, líder em tráfego e receita, possui taxa de conversão de 0,98%, e os links patrocinados, segundos colocados também em tráfego e receita, convertem 0,82% das visitas em vendas. A pior taxa de conversão fica com os programas de afiliados, com apenas 0,08%.

O estudo também fez um levantamento sobre o valor médio dos pedidos (ticket médio) de cada um dos canais de tráfego. O “display”, que são banners e links publicitários exibidos em outros sites, possui ticket médio de R$ 376, enquanto em sites de referência esse número é de R$ 344 e, no tráfego direto, de R$ 316. A busca orgânica, maior responsável pelas vendas, possui ticket médio de R$ 282, enquanto os programas de afiliados possuem apenas R$ 119.

Com informações de Info