De acordo com a 12ª edição da pesquisa Mavam, da Acision, o brasileiro proprietário de smartphone utiliza, para troca de mensagens, em média 3,2 serviços diferentes. Atualmente, os serviços mais populares entre esse público são SMS (com penetração de 81%), WhatsApp (80%) e Facebook Messenger (27%).
Na edição de 2013 da pesquisa, o Facebook Messenger era usado por 69% dos brasileiros com smartphone, enquanto o WhatsApp estava presente em apenas 35% e o Twitter, em 27%. Em apenas um ano, portanto, o “Whats” duplicou sua penetração no País e superou o app do Facebook em popularidade.
No total, foram entrevistados 1.223 usuários de smartphones no Brasil, e a pesquisa apresentou 20 serviços para que os respondentes apontassem quais costumam usar. Confira a lista em ordem decrescente de popularidade:
- Twitter (17%);
- Skype (14%);
- Google Talk (11%);
- MMS (10%);
- Hangouts (10%);
- Viber (10%);
- Snapchat (4%);
- Tinder (4%);
- ICQ, Line e WeChat (3% cada);
- iMessage (2%);
- Msngr, Kik Messenger, Kakao Talk, BBM e outros (1% cada).
Apesar de o SMS ainda estar em alta, ele não é o favorito entre os serviços, mesmo com 20% da preferência. Segundo os entrevistados, ele é o mais popular, mas perde para outras plataformas, como o WhatsApp, que é o preferido de 67%.
Em relação à comunicação em geral no smartphone, entre voz e serviços de valor adicionado, 60% dos entrevistados apontaram que preferem aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Facebook Messenger. Em seguida, estão ligações telefônicas (24%), SMS (7%), redes sociais (6%), e-mail (2%) e Skype (1%).
Com informações de Futurecom Blog