Cloud Computing

30 jul, 2014

No Brasil, somente 8% das empresas assumem ter serviços de cloud computing

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Uma pesquisa encomendada pela Embratel e conduzida pelo portal Teleco apontou que, embora o uso de redes sociais e mensagens instantâneas (SMS, e-mail, WhtasApp etc.) esteja crescendo no ambiente corporativo no Brasil, a maioria das empresas ainda prefere o telefone para estabelecer comunicação com clientes e fornecedores. Para 80% delas, as ligações telefônicas são consideradas o canal de comunicação prioritário. Entre elas, 68% informaram que usam voz como principal meio de comunicação com clientes, enquanto 77% priorizam o canal via voz no relacionamento com fornecedores.

Chamado de “A Conectividade das Empresas Brasileiras”, o estudo também mostrou que há a crescer em computação em nuvem. Os serviços do setor estão presentes em apenas 8% das empresas, e o uso deles é direcionado principalmente para aplicações de segurança, armazenamento e backup. Questionados sobre o uso da nuvem mais efetivo, a maioria das empresas não considera o e-mail como um serviço em cloud, o que elevaria esse percentual. Entretanto, a análise geral dos serviços na nuvem demonstra tendência de aumento nos próximos anos.

Quanto à comunicação, 13% das empresas disseram integrar diferentes canais, como voz fixa, voz móvel, mensagens, conferência na web e videoconferência. A preferência do ambiente corporativo é comprovada com o aumento da base de clientes de telefonia, fixa e móvel, e uma crescente pluralidade de planos.

Na categoria ferramenta de colaboração, o e-mail foi a primeira opção em 84% das corporações. Mas o SMS ainda tem seu espaço. Mesmo pressionado pelos serviços de OTTs (provedores Over The Top, que usam a rede Internet), como WhatsApp, o SMS foi o segundo colocado nas empresas, sendo o mais utilizado em 45% delas.

Outra tendência é a mobilidade, com um aumento do uso de dispositivos móveis, como tabletes e celulares, forçando as empresas a aderir ao movimento BYOD (Bring Your Own Device). Em 58% das empresas, os funcionários podem levar para o ambiente de trabalho seus equipamentos pessoais.

Em relação à infraestrutura, houve um aumento da modernização: a conexão fixa está presente em 94% das empresas, e 85% dos pesquisados possuem conexão banda larga. A velocidade média contratada por essas empresas tende a crescer com a ampliação das ofertas e redução dos custos.

Serviços de segurança estão presentes em 45% das empresas pesquisadas, e a maioria manifestou interesse em conhecer novos serviços de proteção. Na área de data center, 64% das empresas consultadas ainda utilizam servidores internos. Pequenas e médias empresas não possuem políticas de proteção de dados, e 23% dos entrevistados armazenam informações nos computadores dos próprios funcionários.

Os dados fazem parte da pesquisa “A Conectividade das Empresas Brasileiras”, que analisou estruturas de TI e Telecom de 400 empresas, de diferentes portes, em cinco capitais brasileiras. O estudo, que analisou o nível de conectividade e o uso de tecnologia pelas empresas brasileiras, foi desenvolvido pela Embratel em parceria com a Teleco. Marcello Miguel, diretor executivo da Embratel, afirmou que a pesquisa avaliou a adoção de dispositivos de transmissão de Dados, Internet, Voz e Mobilidade pelas companhias brasileiras, bem como suas estruturas de TI e de Telecom.

“A pesquisa foi realizada com profissionais responsáveis pelas áreas de TI e Telecom (TIC) de empresas de diversos portes, localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife. A escolha dessas localidades foi feita com base em uma metodologia especial para refletir, com margem mínima de erro, a opinião nacional das empresas sobre o uso de sistemas”, disse Eduardo Tude, presidente da Teleco.

O levantamento analisou as seguintes categorias: Canal de comunicação mais utilizado; Comunicação por Voz; Comunicação por Mensagens; Dispositivos para conexão de dados; Infraestrutura para conexão de dados; Cloud e Armazenamento de Informações, e Redes Sociais e Internet.

Com informações de Convergência Digital