Carreira Dev

29 nov, 2012

Brasil gasta somente 12% da sua economia com softwares e serviços de TI

Publicidade

De acordo com o relatório Economy Report 2012, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) sobre a indústria de software nos países em desenvolvimento, o Brasil gasta apenas 12%, do total da sua economia com softwares e serviços de tecnologia, ficando atrás da Bolívia e da Venezuela, ambos com 14%.

Divulgado ontem pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o estudo apontou que a América Latina destina apenas 11% dos seus gastos para softwares e serviços de tecnologia, tendo uma participação mundial de 2% no mercado de softwares. Já a América do Norte e a Europa atingem uma fatia de 80%.

Segundo a pesquisa, o Brasil ficou de fora do ranking dos 20 países que mais exportaram softwares em 2010. Entre aqueles em desenvolvimento presentes na lista está a Índia, que apareceu em segundo lugar, ficando atrás apenas da Irlanda.

O relatório disse que o Brasil se encaixa entre os países onde o software é importante para a economia, mas a intensidade de exportação é baixa, assim como a China, Rússia e África do Sul. “Na América Latina, enquanto a Costa Rica e o Uruguai têm se centrado nas exportações, o grande mercado local do Brasil é mais significativo”, afirmou o relatório.

Entretanto, o estudo concluiu que, mesmo exportando pouco, o Brasil não consegue atender à demanda local. O relatório apontou o acesso limitado a investimento de capital privado como a principal barreira para o crescimento de software na América Latina. O segundo maior obstáculo é a falta de mão de obra qualificada.

Com informações de G1