Marketing Digital

22 jul, 2014

Brasil está entre os três países que mais compartilham posts nas redes sociais no mundo

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Segundo uma pesquisa realizada pela SurveyMonkey, empresa de pesquisas online, em parceria com a Social@Ogilvy, multinacional de mídias sociais, o Brasil está entre os três países que mais compartilham posts nas redes sociais em todo o mundo, empatado com o México e atrás apenas de China e Hong Kong.

brasil redes sociais

O estudo apontou que 71% dos brasileiros possuem o hábito de dividir conteúdo com seus seguidores, enquanto na China o índice é de 80% e, em Hong Kong, de 73%. O Brasil também é o país onde os internautas gastam mais horas conectados nas redes sociais, com uma média de 13,8 horas e, destes, 41% compartilham conteúdo para promoverem alguma causa, enquanto 21% fazem isso para manter contato com as pessoas. A Rússia ficou em segundo lugar, com 10,8 horas, seguida pela Argentina, com 10,2.

Os motivos para os internautas brasileiros compartilharem conteúdo variam conforme a faixa etária. Entre aqueles com idade até 40 anos, 18% acreditam que os conteúdos compartilhados ajudam a definir suas personalidades; para as pessoas com mais de 40 anos, esse índice é de apenas 5%. Já manter o contato com as pessoas é a razão para 34% dos entrevistados acima dos 40 anos compartilharem algo, enquanto apenas 15% das pessoas abaixo dessa faixa etária fazem tal afirmação. Entre os mais jovens, 28% se sentem mais criativos compartilhando, enquanto 55% dos que possuem 40 anos ou mais se sentem úteis.

Conteúdos divertidos são compartilhados por 40% dos brasileiros entre 18 e 29 anos, enquanto 59% dos que têm 40 anos ou mais preferem compartilhar temas de caráter informativo nas redes sociais. 37% dos brasileiros consideram a qualidade dos anúncios e conteúdos das redes sociais excelente ou muito boa. Os países que menos compartilham nas redes sociais são Japão (6%), Estados Unidos (15%) e Alemanha (21%).

Quando solicitados a identificar empresas ou organizações que produzem conteúdo interessante com regularidade, a maioria dos entrevistados listou empresas de tecnologia, sendo que a maioria não produz conteúdo próprio, mas em vez disso são fontes para os internautas (ex.: YouTube). Pelo menos uma empresa norte-americana de tecnologia (como Google, Facebook, Yahoo! ou Apple) está na lista de todos os países.

Além disso, a pesquisa avaliou quais pontos, sob o ponto de vista dos internautas, as marcas devem levar em consideração para obterem sucesso nas redes sociais. São eles: não focar em se tornar viral; fazer com que seu conteúdo seja realmente relevante e se manter fiel ao DNA da marca. Ofertas são vistas como as principais impulsionadoras para que as pessoas sigam marcas, sendo que um terço dos entrevistados disse que as segue nas redes sociais para saber mais sobre produtos, ofertas ou notícias, com destaque para a Indonésia (53%), seguida por Rússia (51%), Cingapura (46%), Brasil (43%) e Turquia (40%).

De maneira geral, quatro entre dez entrevistados estão abertos à publicidade (41%). Esse ranking é liderado pelo México (55%), seguido por Polônia (51%), China (52%), Cingapura (48%), Brasil e África do Sul (46% cada) e Indonésia (45%).

A pesquisa foi realizada com internautas do Japão, Cingapura, Coreia, Hong Kong, China, Indonésia, Rússia, Polônia, França, Inglaterra, Alemanha, Turquia, Brasil, México, Estados Unidos e África do Sul.

Com informações de Info