E-commerce

22 jul, 2014

Brasil é o quinto colocado em ranking mundial de m-commerce

Publicidade

Em 2013, o Brasil foi responsável por 61% do mercado de e-commerce da América Latina e será o quinto maior do mundo até o final de 2014, de acordo com a edição especial brasileira do Índice de Pagamentos Móveis da Adyen, empresa especializada em pagamentos móveis.

Do total de transações online feitas via smartphones, houve um crescimento de 2,5% em junho de 2013 para 5,5% em maio de 2014. A participação de todos os pagamentos móveis feitos no Brasil, incluindo tablets, aumentou de 5,4% para 8,7% no último ano.

Segundo o levantamento, embora o m-commerce ainda seja menos desenvolvido no país, o setor triplicou seu número de vendas online em 2013. “Uma grande parte desse crescimento é resultado do aumento do número de comerciantes internacionais presentes no Brasil com ofertas móveis sob medida, que levam em conta as características específicas do cenário de pagamentos brasileiro”, disse Jean Christian Mies, vice-presidente sênior da Adyen na América Latina.

Ele afirmou que historicamente, o mercado internacional enxergava como empecilhos as restrições bancárias, os controles cambiais rígidos e as preferências pelas formas de pagamento locais específicas do Brasil. “Esses fatores traduziram para o cenário internacional que a entrada no mercado brasileiro não era simples”, explicou.

Em relação a preferências de dispositivos móveis, smartphones iOS (2,7%) e Android (2,7%) são os mais populares entre os brasileiros que costumam realizar transações online. Em seguida, com 2,6%, estão os iPads. Tablets Android mantêm uma parcela significativamente menor de 0,6% em todas as transações, mostrando poucos sinais de crescimento ao longo dos últimos 12 meses.

Com informações de Convergência Digital