Tecnologia

23 jul, 2014

Bateria flexível de baixo custo pode ajudar a revolucionar dispositivos vestíveis

Publicidade

Atualmente, muitos dispositivos vestíveis disponíveis no mercado não são agradáveis ao corpo, e parte desse problema acontece porque quase todos eles gadgets se limitam a equipamentos em formatos lineares, mais quadrados, dificultando o desenvolvimento de aparelhos mais confortáveis.

Para garantir uma maior flexibilidade no processo de montagem, várias empresas trabalham na criação de baterias e componentes mais leves, e uma solução da Imprint Energy, uma startup da Califórnia, nos Estados Unidos, promete tornar a produção desses materiais ainda mais rápida e barata. Trata-se de uma bateria flexível de baixo custo e alta qualidade que pode ser impressa para ser utilizada em várias aplicações, como dispositivos médicos, etiquetas inteligentes, sensores ambientais e os eletrônicos vestíveis.

De acordo com a revista Technology Review, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), as baterias são feitas a partir do zinco com base em um eletrólito de polímero sólido, formando o zinco-polímero. Diferentemente do zinco tradicional, que tem eletrólitos à base de água, o zinco-polímero evita possíveis curtocircuitos na bateria que garantem maior estabilidade e maior capacidade de recarga. Além disso, o componente é mais eficaz do que o lítio, presente na maioria dos notebooks e smartphones atuais, que é altamente reativo e tem de ser protegido de forma que aumenta o tamanho e peso do aparelho.

As baterias de zinco-polímero também combinam as melhores características das baterias de lítio de película fina e das baterias impressas. As baterias de película fina costumam ser recarregáveis, mas, como o lítio, são reativas, têm capacidade limitada e são caras de fabricar. Já as baterias impressas não são recarregáveis, mas são baratas de produzir porque normalmente usam o zinco como matéria-prima. Assim, mesmo em formatos menores, as baterias de zinco-polímero podem fornecer corrente suficiente para sensores de comunicação sem fio de baixa potência.

Segundo os estudantes Brooks Kincaid e Christine Ho, cofundadores da Imprint Energy, a principal abordagem da empresa é tornar as baterias mais duráveis e seguras para aplicações usadas próximas ao corpo, como é o caso de relógios, pulseiras e óculos inteligentes desenvolvidos por inúmeras companhias. Eles também explicam que as baterias possibilitarão o desenvolvimento de projetos que antes eram impossíveis devido às baterias mais volumosas feitas à base de lítio.

Apesar de não fornecer uma previsão de quando as baterias de zinco-polímero chegarão ao mercado, a Imprint garantiu US$ 6 milhões em financiamento de grandes entidades para operar o lançamento comercial das baterias. Entre as empresas que ajudaram na verba estão a AME Cloud Ventures, o fundo de capital de risco do fundador do Yahoo!, Jerry Yang e a Phoenix Venture Partners.

Com informações de Canaltech