Carreira Dev

18 jul, 2016

Bancos aderem ao bitcoin e começam a realizar transações com a moeda

Publicidade

O bitcoin começa a ganhar força no mercado – inclusive nas instituições financeiras tradicionais. Um exemplo disso é o grupo que envolve sete bancos ao total, como Santander, UniCredit e CIBC, que já começou a movimentar dinheiro real internacionalmente utilizando a tecnologia baseada no sistema blockchain.

No mês de junho, os bancos anunciaram que utilizaram ativos digitais na plataforma Ripple: ao invés de operarem transações através de contas em moeda local em bancos de todo o mundo, as instituições financeiras optaram por converter o dinheiro do Ripple, conhecido como XRP, para em seguida concluírem a transação quase que automaticamente. Sem a tecnologia, o processo de compensação demorava de três a cinco dias, além de ser sujeito a erros.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/criminosos-usam-malware-para-sequestrar-computadores-brasileiros-e-gerar-bitcoins-ilegais/,https://imasters.com.br/desenvolvimento/hack-n-cast-bitcoin-mineracao-e-carteiras/]

Chris Larsen, presidente-executivo e cofundador da Ripple, declarou que o acordo realizado com os sete bancos representa “um grande marco, talvez um ponto de inflexão” no mercado de moedas digitais. Atualmente, os bancos que utilizam o Ripple incluem o alemão ReiseBank, o suíço UBS, National Bank of Abu Dhabi e o canadense ATB Financial.

Apesar de ter considerado em sua revisão anual que sistemas como o Ripple podem aumentar a eficiência de transações financeiras e diminuir os custos de transações, o Conselho de Fiscalização da Estabilidade Financeira dos Estados Unidos também afirmou que os sistemas “apresentam certos riscos e incertezas”. A ressalva foi feita depois que a DAO, organização que utiliza o blockchain da moeda virtual ethereum, sofreu um ataque cibernético onde os hackers levaram cerca de US$ 60 milhões.