DevSecOps

16 set, 2014

Baidu realiza campanha para contribuir com a segurança online no Brasil

Publicidade

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), diariamente, cerca de mil tentativas de golpes online, roubo de dados e distribuição de códigos maliciosos são efetuadas na Internet brasileira.

A análise apontou que 64% das tentativas de golpes partem de crackers brasileiros tentando atacar PCs no Brasil. Os outros 36% de incidentes registrados são efetuados por crackers localizados fora do País. O estudo demonstra ainda que o tipo mais comum de golpe é a instalação de códigos maliciosos para furtar dados de usuários, seguido por vírus que visam a escravizar o PC da vítima para torná-lo, por exemplo, um distribuidor de spam ou uma máquina disponível para organizar ataques de negação de serviços.

Um cuidado essencial para evitar ser vítima de golpes online é manter o sistema operacional de seu PC atualizado e usar softwares de segurança capazes de bloquear o furto de dados e o acesso a sites falsos que requerem dados do usuário.

Para contribuir para a melhora do cenário de segurança online no Brasil, o Baidu, serviço de buscas na web, realiza, até o final de setembro, uma campanha online por meio de posts em redes sociais, vídeos publicados no YouTube e jogos online para alertar os internautas sobre os cuidados mais importantes com a segurança.

Além disso, um game disponível no Facebook permite que os usuários aprendam dicas de segurança de um modo divertido, e os participantes ainda concorrem a um iPad.