AWS

12 fev, 2016

AWS anuncia ferramenta gratuita e multiplataforma para desenvolvimento de games 3D

Publicidade

A Amazon Web Services anunciou a Amazon Lumberyard, uma ferramenta gratuita e multiplataforma para games 3D voltada para desenvolvedores criarem jogos da mais alta qualidade, conectarem seus games na nuvem da AWS e engajar fãs no Twitch. A novidade ajuda os desenvolvedores a construir grandes universos, fazer personagens realistas e criar efeitos em tempo real. Com a ferramenta de visual scripting da ferramenta, até mesmo desenvolvedores de jogos que não são técnicos podem adicionar em um jogo recursos conectados à nuvem em questão de minutos (como um feed de notícias da comunidade, presentes diários ou arbitragem pelo servidor) por meio de uma interface com ferramentas de arrastar e soltar.

A AWS também está anunciando o Amazon GameLift, um novo serviço para implantação, operação e ampliação de sessão de jogos multiplayers. Com o Amazon GameLift, os desenvolvedores que utilizam o Amazon Lumberyard podem rapidamente dimensionar servidores de jogos de alta performance para mais ou menos de acordo com a demanda de jogador, sem qualquer esforço de engenharia adicional ou custos iniciais.

A Amazon Lumberyard é gratuito e está disponível em versão beta para desenvolvedores de PC e jogos de console, com plataformas de realidade móvel e virtual (RV) em breve. Amazon GameLift tem uma pequena taxa por jogador, além dos desenvolvedores pagarem taxas padrão da AWS para ambos os serviços, Amazon GameLift e Amazon Lumberyard.

Jogos multiplayer tem se tornado populares e com isso os desenvolvedores têm que investir milhares de horas para construir e gerenciar a infraestrutura necessária para conectar seus jogos à nuvem e suportar altos volumes de tráfego flutuante de jogadores. Amazon Lumberyard é a única ferramenta de jogo que dá aos desenvolvedores uma combinação de tecnologia de desenvolvimento livre, com tecnologia rica em recursos, integração nativa com a nuvem da AWS para torná-la mais fácil para desenvolvedores para criar jogos multiplayer online, e integração nativa com a ferramenta Twitch, que ajuda os desenvolvedores a conectar seus jogos à plataforma social de vídeo e comunidades de jogadores.

Ao iniciar projetos de jogos com Amazon Lumberyard, é possível que os desenvolvedores gastem mais do seu tempo criando jogabilidade diferenciada e construindo a comunidades dos fãs, e menos tempo no trabalho pesado indiferenciado que é criar mecanismos de jogo e gestão de infraestrutura de servidor. E, com a Amazon GameLift, os desenvolvedores podem ter certeza de que no primeiro dia, seus jogos multiplayer online podem ser dimensionados para suportar milhões de jogadores, mantendo o alto desempenho que os jogadores esperam.

“Muitos dos jogos mais populares do mundo são alimentados pela plataforma de infraestrutura tecnológica da AWS” disse Mike Frazzini, vice-presidente da Amazon Games. “Quando nós falamos com os desenvolvedores de jogos, eles pediram um mecanismo com poder e capacidade de liderar ferramentas comerciais, mas isso é significativamente menos caro, e profundamente integrado com a AWS para o back-end e o Twitch para a comunidade de gamers.

Com o Amazon Lumberyard, desenvolvedores de jogos podem:

  • Criar jogos de alta qualidade – Amazon Lumberyard ajuda desenvolvedores a criar jogos  envolventes de primeira classe a partir de um editor cheio de recursos para o desempenho de código nativos e visuais deslumbrantes, e centenas de outros recursos como performance de redes, desenvolvimento da figurino dos personagens, editor de personagens e animação, editor de partículas, editor de interface, ferramentas de áudio, efeitos climáticos, sistemas de automóveis, inteligência artificial para comportamento de bando, manuseio de percepção, enquadramentos de câmera, rota entre pontos no mapa do jogo e mais. Os desenvolvedores também têm acesso total ao código fonte Amazon Lumberyard, tornando fácil de personalizar a tecnologia para criar jogabilidade diferenciada.
  • Construir jogos com funções online em minutos – jogos online aproveitam de maior engajamento e retenção que os jogos offline. A ferramenta de programação visual do Amazon Lumberyard, com sua interface de arrastar e soltar, torna fácil de construir jogos conectados que acessam os serviços AWS, como DynamoDB, Lambda, e S3. Em minutos, designers de jogos podem criar funções como enviar um presente diário ou notificações dentro do jogo sem escrever uma única linha de código. O Amazon Lumberyard também tem integração com o SDK C++ da AWS para fornecer aos desenvolvedores acesso a dúzias de serviços AWS pelo código nativo C++, a linguagem mais usada para fazer jogos.
  • Atingir e envolver os fãs no Twitch – Amazon Lumberyard é integrado com Twitch de modo que os desenvolvedores podem criar características de jogabilidade para envolver os mais de 1,7 milhões de usuários mensalmente, e mais de 100 milhões de espectadores mensais no Twitch. Com Twitch ChatPlay do Amazon Lumberyard os desenvolvedores podem usar uma interface de scripting visual de arrastar e soltar para criar características de jogo que permitem aos telespectadores do Twitch utilizar o chat para impactar diretamente o jogo que eles estão assistindo em tempo real. Por exemplo, com Twitch ChatPlay dentro do Amazon Lumberyard, um desenvolvedor poderia construir um jogo que permite que os telespectadores no Twitch controlem um personagem ou votem em resultados de jogos utilizando comandos do chat como “cima”, “baixo”, “viver”, ou “morrer”.
  • O recurso Twitch JoinIn dentro do Amazon Lumberyard ajuda os desenvolvedores a criar jogos que permitem que jogadores instantaneamente convidem suas audiências do Twitch para se juntar a eles no jogo, com um único clique, enquanto outros continuam a assistir.

Amazon GameLift, um novo serviço de gestão para implantação, operação e ampliação de jogos multiplayer, reduz o tempo necessário para criar um sistema multijogador de milhares de horas para apenas alguns minutos. Com rápidas etapas no AWS Management Console, os desenvolvedores podem implantar servidores de jogos na nuvem da AWS, começar a conectar os jogadores e escalar a capacidade para mais ou menos de acordo com a demanda de jogador. Os desenvolvedores também podem identificar problemas operacionais usando o relatório em tempo real de capacidade do servidor de jogo e demanda de jogadores. Com Amazon GameLift e o Amazon Lumberyard, desenvolvedores podem criar vários sistemas multijogadores com menos esforço, risco técnico e atrasos que muitas vezes levam desenvolvedores a cortar recursos de seus jogos.

Amazon Lumberyard está disponível para download em versão beta para PC e desenvolvedores de jogos de console. A ferramenta Amazon Lumberyard é gratuita, incluindo as fontes. Não há tarifas fixas, taxas de assinatura, ou exigências de compartilhamento das receitas. As taxas padrão da AWS se aplicam caso os desenvolvedores optem por utilizar outros serviços da AWS.

Amazon GameLift está disponível no lançamento nas Regiões AWS Leste dos EUA (N. Virginia) e Oeste dos EUA (Oregon), com regiões adicionais em breve. Amazon GameLift custa US$ 1,50 por lote de 1.000 usuários ativos por dia, mais as taxas padrão da AWS para serviços da AWS que consumirem.