Carreira Dev

26 fev, 2016

AT&T e Intel se unem para testar projeto para controlar drones com conexão 4G LTE

Publicidade

Na segunda-feira, Intel e AT&T, junto com a operadora Dallas, anunciaram uma parceria para investigar a adição da conectividade 4G LTE a drones. As empresas pretendem mostrar esse trabalho durante o Mobile World Congress, que acontece esta semana em Barcelona.

O acordo marca mais um passo na tecnologia de drones, que tem crescido em popularidade à medida que mais consumidores os utilizam e que as empresas percebem como esses veículos aéreos não tripulados podem ajudar com tarefas como construção, produção de filmes e entregas. A maioria dos drones usa sinais de curto alcance, como Wi-Fi, Bluetooth e ondas de rádio. Ao usar uma conexão 4G LTE, um drone poderia, teoricamente, ir tão longe até sua bateria acabar.

Leia mais:

O novo drone comercial da Intel, Yuneec Typhoon H, será capaz de funcionar em uma rede celular de testes criada pela AT&T no Mobile World Congress. “Estamos usando a rede para transferir informações importantes, imagens e vídeo de forma rápida e eficiente – muito além dos limites de conectividade de curto alcance”, disse Chris Penrose, da AT&T.

No entanto, como a Administração Federal de Aviação dos EUA restringe voos drones de longa distância, o trabalho das empresas ainda está em fase de teste. A expectativa é ter drones prontos quando as autoridades aliviarem as regras.

Além do alcance, a conectividade LTE permite que novos recursos como streaming de vídeo ou envio de informações sejam feito de forma mais simples.

A AT&T afirmou que está estudando o impacto desse tipo de conectividade e reconhece que há muitas questões sobre o controle de drones de longo alcance que precisam ser respondidas.

Com informações de CNet