DevSecOps

4 mar, 2013

Ataques a dispositivos móveis cresceram 400% em 2012

Publicidade

Segundo um relatório global de segurança realizado pela Trustwave, os ataques aos dispositivos móveis tiveram um crescimento de 400%, e os sites de e-commerce são os principais alvo de cibercriminosos, com 48% dos incidentes durante 2012.

seguranca-Smartphone

O estudo revelou que as empresas levam um longo tempo para descobrir os invasores virtuais que agem em suas redes. Aproximadamente 64% das empresas atacadas levaram mais de 90 dias para detectar a invasão – esse tempo foi 35 dias a mais que em 2011. Cerca de 5% das empresas demoram mais de três anos para identificar a atividade criminosa.

O mercado de varejo se destaca como o alvo principal dos criminosos virtuais. Pela primeira vez, o setor foi responsável por 45% das investigações sobre violações de dados (um aumento de 15% em relação a 2011), com os ataques ao comércio eletrônico aparecendo como uma tendência emergente, superando os ataques aos pontos de vendas, afirmou o relatório.

Além disso, o número de malwares em dispositivos móveis cresceu 400%; em aparelhos com Android, eles cresceram de 50 mil para 200 mil. O relatório também revelou que entre as três milhões de senhas analisadas, 50% dos usuários corporativos ainda usam senhas muito fáceis de serem descobertas.

De acordo com os resultados, em 2012, praticamente todos os setores do mercado, países e tipos de dados se envolveram em algum tipo de violação. As ameaças à segurança aumentaram mais rapidamente do que a velocidade da implantação das medidas de segurança.

A pesquisa também destacou detalhes e tendências baseadas em mais de 450 investigações sobre violações de dados em todo o mundo, mais de 2.500 testes de invasões, mais de nove milhões de ataques a aplicativos web, dois milhões de varreduras de vulnerabilidade, análise de cinco milhões de sites maliciosos e em mais de 20 bilhões de e-mails.

Com informações de Corpbus!ness