DevSecOps

10 fev, 2017

Arch Linux encerra suporte para arquitetura de 32 bits

Publicidade

O Arch Linux anunciou que fevereiro será o último mês em que a distribuição incluirá uma opção de download i686 (32 bits). “Devido à popularidade decrescente do i686 entre os desenvolvedores e a comunidade, decidimos eliminar gradualmente o suporte para essa arquitetura”, disse Bartłomiej Piotrowski em um anúncio feito no dia 25 de janeiro no site do Arch Linux.

“A decisão significa que a ISO de fevereiro será a última que permite [a instalação de] Arch Linux de 32 bits”, continuou Piotrowski. O anúncio afirma que as instalações i686 continuarão recebendo pacotes atualizados durante nove meses, mas, a partir de novembro de 2017, elas ficarão efetivamente sem suporte.

[awprm urls=https://imasters.com.br/infra/linux/do-macbook-pro-ao-dell-xps-arch-linux-para-usuarios-creative-pro/]

Arch é uma das primeiras distribuições Linux a encerrar o suporte para a arquitetura de 32 bits, apesar de Ubuntu, Fedora e OpenSUSE terem antecipado a morte iminente de distros de 32 bits. O Fedora parou de oferecer versões de 32 bits de suas imagens de servidor com o Fedora 24, mas por enquanto você ainda pode obter versões de desktop de 32 bits do Fedora 25. A comunidade do OpenSUSE Leap encerrou o suporte de 32 bits em 2016, com o Leap 42.1. Red Hat Enterprise Linux e CentOS são distribuições de apenas 64 bits para arquiteturas x86.

É válido ressaltar que o Arch manterá o seu repositório multilib, que fornece pacotes binários de 32 bits (geralmente prefixados por “lib32-“). Para muitos usuários do Arch, o repositório multilib não é necessário, embora alguns pacotes (como PlayOnLinux e versões de 32 bits do WINE) exijam acesso a ele.

Para o site PCWorld, embora os sistemas operacionais e aplicativos de 32 bits ainda tenham seu lugar, a computação de desktop para servidores e consumidores em grande parte passou para 64 bits há muito tempo. Os desenvolvedores do Arch não estão errados ao reconhecer esse fato, e outras distribuições acabarão seguindo o exemplo. Assim, este ano pode ser o último em que você verá links de download que terminam em “i386”, “i686” ou “x86” para novos lançamentos de grandes distribuições.