Mobile

27 abr, 2015

Apple registra tecnologia que pode revolucionar aplicativo de mapas

Publicidade

Depois de uma atualização no início deste mês que adicionou resenhas de hotéis dos serviços Booking.com e TripAdvisor, a Apple anunciou uma patente, de 2013, que revoluciona a maneira de o Apple Maps fornecer orientações e coordenadas. Baseado em pontos de referências, o objetivo do novo sistema é “humanizar” o modo de orientação do aplicativo, utilizando locais conhecidos em vez da distância.

A partir de uma análise da área e do trajeto, o aplicativo poderá oferecer orientações como “vire à esquerda antes do Shopping Ibirapuera” em vez de “vire à esquerda em 800 metros”, facilitando a localização do usuário. O sistema pretende simular orientações dadas por outra pessoa no banco de passageiros, fazendo com que o motorista não precise ficar olhando para a tela do celular ou para o odômetro do carro. O esquema abaixo ilustra como funcionará o novo sistema utilizando os pontos de referências:

Apple-Maps-Patente

Embora a patente já esteja registrada, isso não significa que a tecnologia chegará ao mercado. Muitas vezes, as patentes funcionam como um tipo de marketing para a empresa, mostrando que ela está desenvolvendo novos produtos e permanece ativa no mercado – ou até mesmo para proteger uma ideia de outras empresas.

Com informações de Canaltech