DevSecOps

26 mai, 2014

Apple deve apresentar sistema de automação residencial em junho

Publicidade

De acordo com informações do jornal Financial Times, a Apple vai apresentar um sistema de automação residencial em 2 de junho, durante a sua conferência anual para desenvolvedores WWDC. Com ele, seria possível programar as lâmpadas de uma casa para que elas acendam quando o morador entrar, por exemplo.

A companhia já tem patentes relacionadas a sistemas de automação residencial, mas nem todos os produtos que se integram a essa rede serão fabricados pela Apple. A empresa vai contar com aparelhos de outras empresas que terão uma licença de uso da marca semelhante à concedida para as fabricantes de acessórios para smartphones, que têm a frase “Made for iPhone” na embalagem.

O iPhone deve ser uma peça central no comando dos aparelhos conectados de uma casa, servindo como uma espécie de controle remoto, e a Apple TV também estaria envolvida nesse sistema. Assim, por meio de um aplicativo, seria possível controlar televisão, lâmpadas, caixas de som, entre outros produtos.

Uma das prováveis parceiras seria a Philips, que lançou neste ano a lâmpada inteligente Hue, que pode ser ativada à distância por um aplicativo para smartphones e permite criar padrões de iluminação. O produto fez sua estreia no mercado nas Apple Stores, com exclusividade (inclusive no Brasil). Outra companhia que já tem vínculo com a Apple é a Belkin, que possui v acessórios para iPhones e iPads, como cabos e teclados Bluetooth, e uma linha de roteadores. A Belkin já possui um sistema de automação residencial que funciona por meio de um app para iPhone que controla interruptores inteligentes e que também recebe comandos do aplicativo IFTTT, que é conhecido pela habilidade de automatizar diversos tipos de atividades.

A Apple estaria tomando um cuidado especial com a privacidade dos consumidores, tanto na coleta de dados pessoais, quanto no monitoramento do governo americano.

A empresa não se pronunciou sobre o eventual lançamento do sistema de automação residencial.

Com informações de Info