DevSecOps

29 out, 2014

Após 10 anos de desenvolvimento, HTML5 está finalizado

Publicidade

O W3C (World Wide Web Consortium), que supervisiona o desenvolvimento de padrões para a web, anunciou que o HTML5 está finalizado.

O HTML5 é a versão mais recente da linguagem usada em páginas da web. Ela reproduz vídeo e áudio sem precisar de Flash ou QuickTime, permite renderizar imagens em tempo real e funciona bem entre dispositivos, seja um PC ou um smartphone.

O fato de o HTML5 estar finalizado significa que as especificações dele estão prontas para serem adotadas por igual entre diferentes sites e navegadores – Chrome, Firefox, Internet Explorer e outros.

Isso basicamente evita que ele esteja envolvido em uma futura disputa de patentes. A W3C tem acordo com mais de 60 empresas, como Google, Microsoft, Apple e Opera, para garantir que ninguém precise pagar royalties para usá-lo.

O HTML5 começou a ser desenvolvido em 2004. Nessa época, a W3C estava preocupada em desenvolver o XHTML, mas ele não funcionava bem na prática.

O grupo dissidente WHATWG discordou desses rumos e quis transformar o HTML em uma plataforma para aplicativos. Deu certo, e agora ele funciona em todo tipo de dispositivo (de TVs a smartphones), reage ao toque dos seus dedos e pode ser enriquecido através de APIs.

Agora que o HTML5 está finalizado, a W3C já está trabalhando em incorporar outras tecnologias ao HTML, como autenticação por dois fatores, acesso a hardware (como Bluetooth/NFC/motor de vibração), streaming de mídia, entre outras.

Com informações de Gizmodo