DevSecOps

28 out, 2016

Apenas metade dos dispositivos móveis está protegida contra crimes virtuais

Publicidade

A mais recente pesquisa da Kaspersky Lab revelou que metade dos dispositivos móveis em todo o mundo corre riscos relacionados a crimes virtuais e ameaças maliciosas devido à falta de proteção adequada. O estudo mostra a falta de conhecimento sobre como proteger dispositivos móveis de forma eficaz.

Entre os 12 mil participantes de 21 países, somente 57% dos tablets e 53% dos smartphones têm uma solução de segurança instalada. As pessoas tendem a proteger seus computadores (88%) mais que seus dispositivos móveis, o que é um erro, se for considerada a quantidade de informações pessoais e importantes mantidas em dispositivos móveis também.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-lanca-verificacao-em-duas-etapas-para-mobile/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/usuarios-brasileiros-de-mobile-banking-sao-alvos-de-ataques-via-sms/?trace=824205206&source=news-search]

O estudo sugere que os usuários desconhecem a necessidade de proteger seus dispositivos móveis com uma solução de segurança. Embora 54% deles achem que seus desktops e laptops realmente precisam de um software de segurança de TI, somente 42% pensam o mesmo sobre smartphones e tablets. Na verdade, preocupa o fato de apenas 21% dos usuários não saber nada sobre os malwares para dispositivos móveis.

Muito poucas pessoas protegem seus dispositivos móveis e quase todos os usuários que o fazem limitam essa proteção ao uso de senhas – 81% têm uma senha em seus computadores e 82% protegem seus smartphones da mesma forma. Isso é preocupante, pois embora as senhas evitem que o dispositivo físico seja usado por outras pessoas, não oferecem nenhuma proteção contra malware, fraude ou ataques de phishing, que podem agir enquanto os dispositivos estão sob o controle dos próprios usuários. Apenas 41% dos consumidores protegem seus dispositivos móveis com uma senha e uma solução de segurança. Portanto, mais da metade dos dispositivos móveis do mundo está vulnerável a crimes virtuais.

Esses resultados preocupam, se for avaliada a proliferação dos perigos online aos quais os dispositivos móveis e seus usuários estão expostos. Muitos desses perigos são simplesmente uma consequência das atividades das pessoas na Internet e do fato de que elas armazenam e compartilham dados usando seus dispositivos móveis todos os dias. A pesquisa constatou que, dentre as vítimas de ameaças virtuais, 18% tiveram seus smartphones Android infectados, e 22% tiveram seus dados interceptados em smartphones Android.