Carreira Dev

26 fev, 2015

Apenas 37% da população mundial usam a Internet

Publicidade

Nesta semana, o Facebook revelou seu estudo sobre a conectividade no mundo em 2014. A pesquisa foi realizada pelo Internet.org e revelou números sobre taxa de adoção de acesso à Internet, dados importantes sobre seu uso e os desafios para aumentar a conectividade.

state-of-connectivity

O levantamento contou com dados existentes das principais fontes mundiais de conectividade e incorporou as próprias descobertas do Internet.org para examinar a penetração da Internet e os entraves ao seu crescimento. O Internet.org é um projeto do Facebook para oferecer acesso à Internet em todo o mundo, que atua principalmente em nações em desenvolvimento.

Segundo o relatório, apenas 37,9 % da população mundial usaram a Internet pelo menos uma vez no ano de 2014. Outro dado é que nos países em desenvolvimento está localizado o maior percentual de pessoas ainda sem acesso à Internet, que é de 78%.

percentual-online

O estudo também mostrou que a taxa de adoção de acesso à Internet desacelerou para 6,6% em 2014, um valor bem abaixo dos 147% que foi registrado em 2010, quando houve maior expansão. A organização espera poder reverter esse quadro e afirma que, para conseguir elevar esse número novamente, três barreiras precisam ser ultrapassadas: infraestrutura, acessibilidade e relevância.

Em relação à infraestrutura, aproximadamente 91,7% da população vivem dentro do alcance de uma rede móvel de baixa velocidade e muitos ainda precisam de preços acessíveis para poder se conectar. Além disso, as informações que os usuários encontram online precisam ser relevantes para suas vidas, o que nem sempre acontece.

O estudo divulgado pelo Facebook é um importante retrato de como a Internet é acessada e o que precisa ser feito para torná-la disponível para a maioria das pessoas. Ele também bastante relevante para a rede social que, atualmente, possui o segundo site mais acessado no mundo, ficando atrás apenas do Google.

Com informações de Techtudo