Carreira Dev

7 jul, 2015

Anúncios do Google priorizam altos cargos e salários para homens

Publicidade

Um  estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon e pelo International Computer Science Institute mostrou que os algoritmos de anúncios do Google priorizam homens na hora de mostrar anúncios de empregos com grandes e bem pagos cargos.

Na pesquisa, um estudante utilizou um programa chamado AdFisher para simular os resultados que os internautas recebem quando visitam sites de empregos. A descoberta foi que usuários falsos do sexo masculino viram anúncios prometendo grandes salários mais frequentemente do que os usuários falsos do sexo feminino.

homem

No entanto, os pesquisadores disseram que é difícil achar culpados nos casos de discriminação por algoritmos, porque os sistemas utilizados são muito complexos. Neste caso em específico, eles acreditam que a culpa pode ser do Google ou do próprio anunciante.

No caso da gigante das buscas, sua culpa seria segmentar os gêneros. No caso do anunciante, seu erro poderia ter sido aplicar essa segmentação. “Por essas razões, não podemos afirmar que o Google violou suas políticas”, disseram os pesquisadores ao site Technoloy Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. “Na verdade, consideramos que é mais provável que o Google tenha perdido o controle sobre seu enorme sistema automatizado de publicidade”.

Com informações de Info