DevSecOps

13 jan, 2017

Liberado Angular 4 beta 3 e roadmap de lançamentos

Publicidade

Igor Minar, desenvolvedor líder do Angular, anunciou o road map da nova versão do Angular, durante uma palestra que aconteceu em dezembro, na a primeira conferência Angular na Bélgica (NG-BE).

 

 

Angular 4, que vem logo após Angular 2, estará disponível em março deste ano. Até o lançamento da versão final, alguns betas serão lançados. O último, beta 3, saiu no dia 11 de janeiro. Confira o Changelog.

E o Angular 3?

De acordo com este artigo no blog do Angular o “pulo” de uma versão para outra se deu apenas por questões de organizaçõs de versionamento. O time de desenvolvimento da ferramenta utiliza o versionamento SemVer, que atribui um significado específico para cada número do release:

semver

Assim, qualquer Breaking Change, por menor que pareça, é relevante e justifica uma mudança de versão. O que muda agora é a alteração na versão do TypeScript utilizada. Atualmente, na versão 2.3.x, o Angular utiliza a versão 1.8 do TypeScript. A mudança prevê a alteração para a 2.x.

Além disso, todos os packages no npm do @angular estão alinhados com a versão 2.3.x, menos o router, que está na versão 3.3.x. Pra deixar que tudo fique alinhado no mesmo número de versão, e seguindo os princípios do SemVer (um major release tem que ser x.0.0), a nova versão precisa ser a 4.0.0.

É só “Angular”

Como o time de desenvolvimento recomenda, o nome a ser utilizado é só Angular, sem o número da versão.

A previsão é ter um Major Release a cada 6 meses. Aqui está o road map:

  • Versão 4: Março 2017
  • Versão 5: Outubro 2017
  • Versão 6: Março 2018
  • Versão 7: Outubro 2018

Assista ao vídeo para os detalhes completos: